Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei sugere suporte para apps do Google no Pura 70, diz informante

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Maio de 2024 às 11h54

Link copiado!

Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei

Após o lançamento do Huawei Pura 70 há alguns dias, uma polêmica envolveu o dispositivo e seus anúncios nos Emirados Árabes Unidos. Afinal, o aparelho teria sido divulgado com ícones de aplicativos do Google, que na prática não rodam em celulares da marca — ao menos não de forma nativa

De acordo com uma imagem publicada pelo leaker Roland Quandt, o dispositivo apareceria com os aplicativos do Google Maps, Google Drive, YouTube e Google Chrome. Nenhum deles pode ser instalado de forma nativa no smartphone, o que foi classificado pelo perfil como “praticamente propaganda enganosa”. 

Continua após a publicidade

No entanto, a imagem não aparece no site oficial da empresa nos Emirados Árabes Unidos — ela pode ter sido retirada na sequência ou nem mesmo publicada. Na verdade, os materiais oficiais da Huawei mostram exatamente a mesma foto, mas sem os apps na parte inferior. 

Atualmente, a Huawei não é autorizada a ter aplicativos ou serviços da Google Play Store em seus celulares, por conta de punições aplicadas pelos Estados Unidos desde 2019. A empresa sequer pode usar logos de marcas associadas ao Google sem um acordo oficial entre as partes, o que também não ocorre por causa da mesma sanção. 

Por isso, a companhia usa a sua própria loja de aplicativos, chamada de AppGalery. A página de compra do Pura 70 até mostra imagens relacionadas a ela, sem qualquer indicação aos aplicativos do Google. 

Existem métodos para baixar aplicativos do Google de forma paralela, como a instalação extraoficial do Google Mobile Services por meio do projeto microG. Mesmo assim, conseguir acessar apps como o Google Chrome é uma tarefa “quase impossível”, como descrevem usuários que já tentaram realizar a tarefa em aparelhos da Huawei. 

Além do Pura 70, a Huawei também lançou recentemente os modelos Pura 70 Pro, Pro Plus e Ultra com destaque para seu sistema de câmera retrátil. Os modelos também chegaram ao mercado global, com até 16 GB de RAM