Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EXCLUSIVO | Loja de aplicativos da Huawei cresceu quase 500% em um ano

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2022 às 08h47

Link copiado!

Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

A AppGallery é a loja oficial de aplicativos da HarmonyOS, a versão modificada do Android criada pela fabricante de celular Huawei. O mercado digital foi criado como uma alternativa após a gigante chinesa ser proibida de lançar novos celulares com a Google Play Store.

Considerada uma loja nova no mundo, embora exista desde 2011 na China, a AppGallery já demonstra uma evolução bastante considerável desde a sua liberação global até os dias atuais. Para se ter uma ideia: em janeiro de 2020, havia cerca de 1,5 mil aplicativos disponíveis na vitrine, enquanto cerca de um ano depois o número já ultrapassava 1 milhão de softwares e mais de 530 milhões de usuários em 42 países.

Continua após a publicidade

Uma das consequências das restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei foi a obrigação da companhia desenvolver soluções próprias para que seus produtos não dependessem dos norte-americanos. Isso levou a criação do Huawei Mobile Services, uma suíte para substituir serviços básicos do Android que se perderam com a ausência do Google Services.

Para falar sobre os desafios e vantagens da Huawei nesse mercado, o Canaltech entrevistou o gerente de desenvolvimento de negócios do ecossistema Brasil na Huawei, Daniel Dias. O executivo disse estar feliz com a evolução da AppGallery, que teria ocorrido de "forma rápida e consistente" graças à estratégia adotada pela companhia de acessibilidade para o consumidor e reforço da segurança.

Apoio dos desenvolvedores

Embora tenha sido lançada mundialmente em 2018, a loja só teve a versão estável liberada em julho de 2021. Mesmo assim, o trajeto de lá para cá parece ter sido bastante marcante e com apoio dos desenvolvedores, fator fundamental para a consolidação.

Continua após a publicidade

Dias destaca a maior procura desses profissionais para fazerem parte do marketplace da companhia. "Temos mais de 5,1 milhões de desenvolvedores parceiros em mais de 170 países. Vemos esse sucesso como um reflexo da qualidade da experiência de usuário proporcionada pela Huawei", explica.

Para o executivo, o crescimento da loja não está atrelado apenas à venda de celulares, mas sim aos esforços de aproximar os criadores de apps e jogos. Se antes a AppGallery era muito focada na China, seu país de origem, hoje há maior preocupação em disponibilizar aplicativos mais globais, como TikTok, Line, Viber, Booking.com e Deezer..

Apesar do foco ocidentalizado, Dias reforça que muitos programadores estão em busca de ofertar seus produtos no "lucrativo mercado de aplicativos" da China. "A sociedade chinesa prioriza os dispositivos móveis, e o próprio país é o lar de mais de 904 milhões de usuários de internet móvel, com um número estimado de download de aplicativos de mais de 100 bilhões", ressalta.

Continua após a publicidade

Dados da Huawei mostram que a AppGallery ajudou mais de 1 mil desenvolvedores estrangeiros a ingressar na economia móvel da China nos últimos 12 meses. Na outra mão, o mercado também teria permitido que 10 mil apps chineses chegassem em celulares e tablets estrangeiros, o que não ocorre em outros marketplaces deste lado do globo.

"Um dos maiores provedores de serviços de comércio eletrônico transfronteiras, o Banggood trabalhou com a AppGallery por meio de uma campanha de marketing conjunta e garantiu mais de 60 mil novos downloads e 1 mil novos assinantes únicos em três semanas. Entre outros exemplos de aplicativos chineses que alcançam públicos globais por meio da AppGallery estão Pascal’s Wager, Rose of Kingdoms: Lost Crusade e Night of Full Moon", enumera.

Feedback dos criadores de apps

Por ser uma loja ainda em construção internacional, a AppGallery tem a vantagem de se permitir estar mais próxima dos desenvolvedores e ouvir melhor suas reclamações e elogios. Um dos pedidos mais comuns é a possibilidade de destacar programas e games na loja virtual, assim é possível alcançar novos públicos.

Continua após a publicidade

A Huawei teria investido esforços justamente para criar um design atrativo que permitisse aos criadores se destacarem com banners e nas categorias de apps, com as indicações da loja, escolhas do editor e os programas mais recentes adicionados. Há também o Huawei Ads, que permite comprar propaganda e impulsionamentos para tornar as aplicações mais conhecidas.

A perspectiva para 2022 é animadora para a Huawei. Daniel Dias diz que a AppGallery já é um dos três principais marketplaces do mundo, atrás apenas de Google Play Store (Android) e App Store (iOS). "Atualmente conta com 2,3 milhões de desenvolvedores registrados, um aumento de 77% em relação ao ano de 2021, e um público diversificado de 530 milhões de pessoas, demonstrando sua crescente influência sobre desenvolvedores e usuários de dispositivos móveis", celebra o executivo.

O líder do crescimento seriam os jogos: quase 500% a mais em comparação com um ano atrás. O executivo brasileiro cita games já comuns em outras plataformas, mas novos para os proprietários de aparelhos da Huawei, como AFK Arena, Asphalt 9: Legends e Clash of Kings. Alguns mercados impulsionaram bastante esses dados, como algumas partes da Europa, América Latina, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África.

Continua após a publicidade

A companhia não divulga dados sobre faturamento, por isso fica difícil fazer um comparativo em termos de ganhos, inclusive para os desenvolvedores. Sabe-se que no iOS, por exemplo, o público costuma gastar quase três vezes mais dinheiro com apps e jogos do que no Android. Por ser uma plataforma baseada no sistema de código aberto do Google, é provável que o resultado da AppGallery vá nessa mesma linha.

E o futuro da AppGallery?

Para 2022, a Huawei espera realizar ainda mais ações promocionais dentro do seu mercado de apps, como cupons de desconto, recompensas com moedas para serem trocadas por benefícios e até cashback de 50%. "Nós vemos essas ações como uma forma de atrair o público a conhecer a AppGallery, principalmente regionalmente, onde temos trabalhado com desenvolvedores locais", detalha Dias

Aqui no Brasil, o executivo cita uma ação feita com o jogo Saint Seiya Awakening, que teve três influenciadores como embaixadores da iniciativa. "A ação teve como objetivo incentivar as pessoas a utilizarem a AppGallery para baixar o jogo e conhecer tudo que estava sendo oferecido como cashback, cupons de descontos e gemas que podiam ser usadas no jogo para deixar o personagem mais forte e aprimorar a armadura e poder", lembra.

Continua após a publicidade

Uma das vantagens da loja é o chamado HMS Core, cuja funcionalidade permite que apps sejam integrados em diferentes dispositivos, parte da estratégia de ecossistema "1+8+N". Dentro dessa proposta, o "1" se refere ao celular como uma central de controle conectada a oito categorias de produtos (computadores, televisões, dispositivos móveis, equipamentos de áudio, vestíveis, óculos VR/AR, fones de ouvido e veículos).

Vale lembrar que a loja da Huawei é criada com tecnologias de código aberto e roda em aparelhos de qualquer fabricante. Não é preciso rodar o HarmonyOS para desfrutar a loja da companhia, logo dá para qualquer proprietário de celular com Android baixar a AppGallery gratuitamente e ver se curte a proposta da empresa chinesa.