Publicidade

Huawei lança dois novos chips Kirin para celulares

Por| Editado por Léo Müller | 26 de Dezembro de 2023 às 16h55

Link copiado!

Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

Após ter anunciado o Kirin 9000s como seu novo processador com desenvolvimento próprio, a Huawei acaba de ampliar suas opções de chips para celulares. Afinal, o lançamento da linha Nova 12 também marcou a chegada dos componentes Kirin 9000SL e Kirin 8000. 

Assim como já tinha ocorrido com o Kirin 9000s, as especificações dos chips não foram divulgadas em detalhes. Contudo, as plataformas já devem contar com suporte para conectividade 5G, o que consolida o avanço da marca em relação a sua independência dos processadores vindos de outros países. 

Continua após a publicidade

Desde 2019, a Huawei tem sofrido sanções dos EUA, que praticamente inviabilizaram a sua produção de celulares competitivos. Afinal, os modelos de anos passados foram apresentados com plataformas antigas da Qualcomm, ou mesmo chips mais atuais limitados ao 4G. 

Testes mostram performance dos chips Kirin

De acordo com testes realizados na plataforma Geekbench, o Kirin 9000SL tem dois núcleos principais com operação a 2,35 GHz. Há ainda mais quatro a 2,15 GHz, e três a 1,53 GHz com foco em economia energética. 

Continua após a publicidade

Desta forma, a plataforma estaria operando a frequências mais baixas que o 9000s, que chega a 2,62 GHz. Na prática, é esperado que o desempenho dos dois processadores seja relativamente parecido, inclusive por conta da mesma GPU Maleoon 910 que aparece em ambos os casos. 

Por sua vez, o Kirin 8000 deve ficar um degrau abaixo em desempenho. Mesmo assim, ele ainda deve aproveitar a construção em 7 nanômetros para oferecer uma experiência típica de aparelhos intermediários. 

Continua após a publicidade

O restante das especificações da linha Nova 12 também sugere que se tratam de aparelhos com razoável performance. Para referência, a variante Ultra pode ser adquirida em versões com até 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. 

Testes extras na plataforma AnTuTu mostram que o Kirin 9000SL seria capaz de atingir cerca de 570 mil pontos, e por isso ele ficaria em um patamar próximo do MediaTek Dimensity 7200. Já o Kirin 8000 ficou na casa dos 520 mil pontos, de forma parecida com o Snapdragon 6 Gen 1. 

Continua após a publicidade

Mais detalhes sobre os chips podem aparecer ao longo dos próximos dias, e é possível que a Huawei surja com plataformas ainda mais poderosas para a linha P70 — contudo, até o momento nada foi confirmado neste sentido.