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Homem compra iPhone XR pela internet e recebe uma pedra no lugar

Por| 31 de Agosto de 2020 às 16h10

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Montagem Canaltech
Montagem Canaltech

Comprar coisas pela internet é uma tarefa cada vez mais comum e segura, mas não está completamente livre de problemas. Um consumidor de Natal, Rio Grande do Norte, comprou um iPhone XR no site das Casas Bahia no dia 16 de julho e recebeu uma pedra em vez do dispositivo.

Raunny Hazzard entrou em contato com o Canaltech nesta segunda-feira (31) para contar o caso. Em entrevista, ele contou que efetuou a compra do aparelho em 16 de julho e recebeu a encomenda no dia 29 do mesmo mês, mas não havia celular dentro da caixa, recebida por sua mãe.

“Ela pediu para o motoqueiro abrir e ele voltou com a pedra”, relatou o consumidor à reportagem do CT, narrando ainda que, ao receber a encomenda, sua mãe teria visto o próprio entregador abrir a embalagem para revelar não uma caixa de iPhone XR, mas sim a de um Motorola com uma pedra dentro. Em contato com a loja, ele foi informado que teria uma resposta em até 10 dias, mas “até agora nada”, apesar de já ter se passado um mês.

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O nome e CNPJ da Via Varejo, dona dos sites Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, constam na nota fiscal recebida por Raunny após a compra do produto. O produto foi entregue pela Sequoia Logística e Transportes SA, transportadora contratada pela loja. É possível que o produto tenha sido trocado no caminho entre o armazém da varejista e a casa de Raunny.

Mais um caso

O caso de Raunny não é o único. O UOLpublicou no sábado (29) o relato de uma consumidora de Goiânia, Goiás, que alega ter comprado um iPhone 11, também no site das Casas Bahia, e recebeu pedras dentro de uma caixa de celular da Motorola.

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Segundo a reportagem, Mônatha Nogueira fez a compra no dia 21 de agosto, e a entrega, no dia 26. Porém, nada de telefone dentro da embalagem. Em contato com o Procon, ela já conseguiu que a loja garantisse o envio de outra unidade do aparelho.

No caso de Mônatha, a troca parece ter sido realizada no caminho entre a central de distribuição da transportadora terceirizada e sua casa. Após fazer a reclamação, a consumidora foi informada que todos os produtos passam por raio-x antes de sair para entrega, para verificar se o produto dentro da embalagem é, de fato, o que consta na nota fiscal.

Quando a caixa chegou à portaria do prédio de Mônatha, estava lacrada, sem nenhum sinal de violação, de acordo com ela. “Mas a nota fiscal que vem do lado de fora estava rasurada e com o plástico aberto”, relatou ao UOL.

Recentemente, surgiu na web o relato de um homem que comprou um iPhone na mesma loja e, no lugar, recebeu um pedaço de mandioca. Na ocasião, a varejista garantiu investigar o caso.

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Outro lado

O Canaltech entrou em contato com a Via Varejo para pedir um posicionamento oficial a respeito do caso de Raunny, que confirmou ter recebido contato da empresa e a promessa de um novo envio para sua casa. Em nota, a companhia reforçou seu compromisso com o consumidor e afirmou apurar o ocorrido a fim de esclarecer os fatos e aplicar medidas cabíveis a todos os envolvidos. Confira o posicionamento na íntegra:

"A Companhia esclarece que possui padrões rigorosos de atendimento ao consumidor e preza pela boa-fé de seus funcionários e fornecedores. Sobre o fato em questão, a companhia informa que está apurando o ocorrido, inclusive junto a transportadora e que, assim que esclarecido, adotará as medidas cabíveis para punição dos envolvidos. A empresa reforça que está em contato com a cliente e já reagendou a entrega do novo produto".