HMD retira marca Nokia de sites e redes sociais
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Após ter apresentado seu primeiro celulare sem o nome da Nokia, a HMD Global deu o próximo passo com alterações em redes sociais e no seu próprio site. Agora, a marca Nokia perdeu ainda mais espaço, e seu futuro enquanto empresa de smartphones é incerto.
- Linha Redmi Note 13 chega ao Brasil com três modelos e câmera de até 200 MP
- Review TCL 40 NxtPaper | Celular e eReader em um só aparelho
Ao acessar a URL nokia.com/phones, a página é redirecionada para a homepage da HMD. O site ainda mostra os celulares da Nokia, além de exibir uma mensagem na parte superior dizendo “Somos os fabricantes dos telefones Nokia. Você está no lugar certo”.
As redes sociais referentes à divisão de smartphones da Nokia também passaram a trazer apenas o nome da HMD Global, mas empresa ainda não fez qualquer tipo de comunicação oficial em relação ao encerramento da parceria com a Nokia.
Contudo, recentemente a HMD Global publicou um vídeo reafirmando a própria marca, e explicando que o nome HMD é sigla para a expressão “Human Mobile Devices”, ou “Dispositivos Móveis Humanos”, em tradução livre.
HMD Global faz celulares da Nokia
Ao longo dos últimos anos, a HMD Global foi responsável por produzir os principais celulares da Nokia. Geralmente, os modelos anunciados trazem características simples e preços relativamente baixos.
É o caso de diversos smartphones que já ganharam destaque no Canaltech, como o Nokia G60 que se notabilizou pela construção ecologicamente correta. Outros aparelhos lançados incluem o G42, além da linha C com o C210 e C310 5G.
Contudo, em novembro do ano passado a HMD anunciou seu primeiro celular oficial sem a marca da Nokia. Trata-se do M-KOPA X1, desenvolvido em parceria com uma marca queniana de soluções financeiras.
Recentemente, uma página vazada mostrou os primeiros detalhes do que deve ser o próximo celular da HMD Global. O modelo terá uma câmera de 108 MP, e uma opção de cor ciano.
Além dos celulares, a HMD deve anunciar no futuro outras linhas de produtos, incluindo tablets e fones de ouvido sem fio. No total, a empresa já tem presença em mais de 200 países, com uma base de usuários que ultrapassa as 400 milhões de pessoas com aparelhos da Nokia desde o ano de 2016.
Fonte: 91Mobiles