Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HMD Global vai lançar celulares próprios para acompanhar linha Nokia

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Setembro de 2023 às 09h34

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Através das redes sociais, o CEO da HMD Global, Jean-Francois Baril, confirmou que a companhia finlandesa vai começar a lançar celulares próprios em breve. Conhecida por ser a única companhia a ter permissão para produzir smartphones Nokia, a empresa deve continuar a investir na licença — ao menos por enquanto — e manter o foco na acessibilidade e sustentabilidade, estabelecerndo ainda "novas parcerias empolgantes".

No comunicado, Jean-Francois destaca que a HMD vai estabelecer uma marca própria de smartphones, mas sugere que aparelhos Nokia também serão lançados em paralelo. Mais interessante, o executivo indica que grandes parcerias devem ocorrer, mas não está claro como isso impactaria os produtos. É possível especular que vejamos parcerias de acessórios, de celulares ou mesmo uma licença expandida da Nokia para atender outras empresas — o acordo atual de exclusividade será encerrado em 2026.

O CEO também deixa claro que aparelhos sob o selo HMD não medirão esforços para entregar uma excelente experiência de uso, "anteciparão as necessidades do usuário" e manterão o foco nos princípios de acessibilidade e sustentabilidade, características que estariam "sendo igualmente bem recebidos por consumidores e clientes empresariais" através dos dispositivos Nokia.

Continua após a publicidade

Isso pode ser um sinal que não veremos um celular super premium ser lançado para competir com Apple e Samsung, por exemplo, mas sim um possível intermediário mais equilibrado para concorrer com nomes como a Fairphone ou mesmo a Nothing, algo que também não passa de especulação no momento.

Outro aspecto destacado por Baril é a infraestrutura robusta e de alcance global que a fabricante possui, já armazenando dados localmente na Europa e estando agora na fase de preparação para iniciar a fabricação de aparelhos no continente.

Considerando que a finlandesa atua no Brasil com a Nokia em parceria com a Multi (antiga Multilaser), nada impede que vejamos os celulares HMD serem trazidos para cá, mas é preciso entender melhor qual será a estratégia da empresa, e como os dispositivos serão posicionados para apelar ao público sem canibalizar as linhas da Nokia.

Um ponto interessante a se destacar é que o EUIPO, escritório europeu de patentes, já possui registros da HMD Global para o possível logotipo que será utilizado nos futuros aparelhos. Preenchido em 23 de agosto de 2023, o documento solicita o uso do símbolo em tablets, smartphones, carregadores, canetas stylus e uma série de outros acessórios.

A concessão ainda está sob análise, processo que pode demorar meses, o que indica que só veremos os primeiros celulares da nova leva chegarem às lojas em 2024. Dito isso, a companhia pode trazer mais detalhes em um anúncio mais completo antes disso.

Fonte: Jean-Francois Baril, via Nokiamob