Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Pixel 6a é anunciado com chip Tensor e 5 anos de updates

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Maio de 2022 às 15h40

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Durante a apresentação de abertura do IO 2022, o Google anunciou o Google Pixel 6A, mais novo smartphone da companhia. Apesar de pertencer à linha "a" de celulares básicos da empresa, a novidade foge dos antecessores ao oferecer a maioria das configurações do irmão Pixel 6, incluindo processamento e chip dedicado de segurança, mas com cortes pontuais para reduzir o preço.

Pixel 6a estreia com chip Tensor e 5 anos de updates

Conforme apontavam os rumores, o Pixel 6a estreia trazendo o mesmo conjunto de processamento dos modelos mais completos da família, com chipset Google Tensor, 6 GB de RAM LPDDR5 e 128 GB de armazenamento UFS 3.1 e, como de costume na linha Google Pixel, não há espaço para expansão via cartões MicroSD.

Continua após a publicidade

Visualmente, o lançamento também compartilha o design com o Google Pixel 6, adotando tela plana com proteção Gorilla Glass 3, laterais em alumínio e traseira em vidro, com o enorme módulo de câmeras que se estende em uma faixa de vidro.

Os primeiros cortes começam no display, que adota painel Super AMOLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels e taxa de atualização de apenas 60 Hz, em vez dos 90 Hz vistos no Pixel 6 tradicional.

As câmeras são mais simples, empregando lente de selfies de 8 MP e um conjunto duplo com sensor principal de 12,2 MP e ultrawide de 12 MP, mas seguem suportando gravações em até 4K a 60 FPS, além dos truques de IA do Google, como o Magic Eraser, que apaga objetos indesejados das fotos, e o Face Unblur, que tira múltiplas fotos e as combina para impedir que rostos fiquem borrados.

Continua após a publicidade

A bateria é outro ponto a sofrer reduções, apresentando capacidade 4.306 mAh, o que não deve ser um problema considerando a tela menor e simplificada, e o suporte ao carregamento rápido e sem fio.

Mesmo com foco no custo-benefício, o aparelho não economiza em recursos, trazendo conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais óptico sob o display, som estéreo e o chip Titan M2 de segurança, responsável pela criptografia de dados e outras proteções.

Apesar do anúncio do Android 13, o Pixel 6a sai de fábrica com Android 12, com ao menos 5 anos de updates — a empresa não especifica se a promessa engloba apenas atualizações de segurança, ou se segue os passos da Samsung ao oferecer mais de 3 grandes updates.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Google Pixel 6a chega ao mercado em 28 de julho, com preço sugerido de US$ 449, ou cerca de R$ 2.300 em conversão direta e sem impostos. O aparelho não deve chegar ao Brasil.

Google Pixel 6a: ficha técnica

  • Tela: Super AMOLED de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, HDR, Gorilla Glass 3
  • Chipset: Google Tensor
  • Memória RAM: 6 GB LPDDR5
  • Armazenamento interno: 128 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 12,2 MP (Principal, f/1.85) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 114°)
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 152,4 x 71,1 mm
  • Peso: N/A
  • Bateria: 4.306 mAh com carregamento rápido
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais sob o display, áudio estéreo, carregamento sem fio, chip Titan M2 para segurança
  • Cores: preto, branco e verde
  • Sistema operacional: Android 12