Google Pixel 6a é anunciado com chip Tensor e 5 anos de updates
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Durante a apresentação de abertura do IO 2022, o Google anunciou o Google Pixel 6A, mais novo smartphone da companhia. Apesar de pertencer à linha "a" de celulares básicos da empresa, a novidade foge dos antecessores ao oferecer a maioria das configurações do irmão Pixel 6, incluindo processamento e chip dedicado de segurança, mas com cortes pontuais para reduzir o preço.
- Google compra empresa de telas especiais para realidade aumentada
- iPhone 14 seria o último com Lightning; USB-C chega no iPhone 15
Pixel 6a estreia com chip Tensor e 5 anos de updates
Conforme apontavam os rumores, o Pixel 6a estreia trazendo o mesmo conjunto de processamento dos modelos mais completos da família, com chipset Google Tensor, 6 GB de RAM LPDDR5 e 128 GB de armazenamento UFS 3.1 e, como de costume na linha Google Pixel, não há espaço para expansão via cartões MicroSD.
Visualmente, o lançamento também compartilha o design com o Google Pixel 6, adotando tela plana com proteção Gorilla Glass 3, laterais em alumínio e traseira em vidro, com o enorme módulo de câmeras que se estende em uma faixa de vidro.
Os primeiros cortes começam no display, que adota painel Super AMOLED de 6,1 polegadas com resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels e taxa de atualização de apenas 60 Hz, em vez dos 90 Hz vistos no Pixel 6 tradicional.
As câmeras são mais simples, empregando lente de selfies de 8 MP e um conjunto duplo com sensor principal de 12,2 MP e ultrawide de 12 MP, mas seguem suportando gravações em até 4K a 60 FPS, além dos truques de IA do Google, como o Magic Eraser, que apaga objetos indesejados das fotos, e o Face Unblur, que tira múltiplas fotos e as combina para impedir que rostos fiquem borrados.
A bateria é outro ponto a sofrer reduções, apresentando capacidade 4.306 mAh, o que não deve ser um problema considerando a tela menor e simplificada, e o suporte ao carregamento rápido e sem fio.
Mesmo com foco no custo-benefício, o aparelho não economiza em recursos, trazendo conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais óptico sob o display, som estéreo e o chip Titan M2 de segurança, responsável pela criptografia de dados e outras proteções.
Apesar do anúncio do Android 13, o Pixel 6a sai de fábrica com Android 12, com ao menos 5 anos de updates — a empresa não especifica se a promessa engloba apenas atualizações de segurança, ou se segue os passos da Samsung ao oferecer mais de 3 grandes updates.
Preço e disponibilidade
O Google Pixel 6a chega ao mercado em 28 de julho, com preço sugerido de US$ 449, ou cerca de R$ 2.300 em conversão direta e sem impostos. O aparelho não deve chegar ao Brasil.
Google Pixel 6a: ficha técnica
- Tela: Super AMOLED de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, HDR, Gorilla Glass 3
- Chipset: Google Tensor
- Memória RAM: 6 GB LPDDR5
- Armazenamento interno: 128 GB UFS 3.1
- Câmera traseira: 12,2 MP (Principal, f/1.85) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 114°)
- Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
- Dimensões: 152,4 x 71,1 mm
- Peso: N/A
- Bateria: 4.306 mAh com carregamento rápido
- Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais sob o display, áudio estéreo, carregamento sem fio, chip Titan M2 para segurança
- Cores: preto, branco e verde
- Sistema operacional: Android 12