Google Mensagens vai parar de funcionar em celulares Android não certificados

Google Mensagens vai parar de funcionar em celulares Android não certificados

Por Felipe Junqueira | 20 de Janeiro de 2021 às 15h30
terimakasinh0

O Google trabalhou bastante nos últimos anos para melhorar seu aplicativo Mensagens, que já é capaz de lidar mais do que apenas SMS. O esforço já garantiu, por exemplo, que o app seja padrão na nova série Galaxy S21 da Samsung, que preteriu sua solução própria pela da Gigante das Buscas.

Mas a companhia sediada em Mountain View deve limitar o acesso ao Mensagens apenas para celulares certificados no Google Mobile Services (GMS). De acordo com uma análise de código feita pelo XDA Developers, o app deixará de funcionar em smartphones não certificados em abril de 2021.

“Em 31 de março, o Mensagens deixará de funcionar em dispositivos não certificados, incluindo este”, diz uma das linhas do código. A notificação seria exibida em celulares que não estão habilitados para rodar os serviços do Google, como modelos mais recentes da Huawei, que sofre com um embargo imposto pelo ex-presidente estadunidense Donald Trump.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Basicamente, nenhum celular sem os GMS poderá executar o Mensagens como app de SMS, assim como não é possível instalar Play Store, Maps, Gmail e outras aplicações da Gigante das Buscas em dispositivos Android. É bom notar que, por ser código aberto, o sistema operacional pode ser utilizado por qualquer empresa, independente de certificação do Google.

Apesar de ficar com uma opção a menos, o caso do aplicativo de SMS é o menor dos golpes em celulares Android não autorizados oficialmente pelo Google, já que há muitas opções disponíveis em lojas oficiais e não oficiais.

Recurso de criptografia pode ser o motivo

O XDA Developers especula que uma nova funcionalidade de criptografia de ponta a ponta a ser aplicada no cliente RCS do Mensagens em breve, “já que o Google poderia não ser capaz de garantir se um dispositivo não certificado não está comprometido”, explica a publicação.

A base de usuários afetados deve ser pequena.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.