Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Z Fold 3 promete, mas ainda não está pronto para substituir a linha Note

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Agosto de 2021 às 10h00

Link copiado!

Samsung
Samsung

A Samsung realizou seu grande evento Unpacked esta semana e, entre o anúncio de vários novos dispositivos e acessórios, o grande destaque ficou para a chegada do dobrável Galaxy Z Fold 3 com sua promessa de substituir o Galaxy Note em produtividade.

Com a confirmação de que não teremos um Galaxy Note em 2021, feito inédito na história da tão renomada e adorada linha de smartphones da Samsung, ficou claro que a intensão da sul-coreana é migrar quem busca as funcionalidades de produtividade do Galaxy Note para o Galaxy Z Fold 3, mas a experiência ainda não é a mesma.

Novas S Pen: uma conveniência inconveniente

Continua após a publicidade

Para oferecer todos os diferenciais de software da linha Galaxy Note, o Galaxy Z Fold 3 herdou duas canetas S Pen para permitir que usuários possam ter a conveniência de desenhar, escrever e navegar com precisão. E você precisa pagar a mais por isso.

Sem muito espaço para implementar uma S Pen integrada ao corpo, o Z Fold 3 suporta apenas duas versões da caneta: a S Pen Fold Edition exclusiva para ele e que não usa Bluetooth e a S Pen Pro, mais longa, com Bluetooth e interruptor para trocar para seu dispositivo principal e o dobrável.

Continua após a publicidade

Ambas as edições das canetas contam com ponta retrátil para evitar que usuários possam riscar a tela interna de vidro ultrafino e danificá-la ao trabalhar ou estudar.

Sem oferecer a S Pen integrada ao corpo ou ao menos permitir que o acessório tão essencial seja acoplado magneticamente, usuários acabam tendo que utilizar uma capa de proteção dedicada para segurar a S Pen, aumentando o tamanho e espessura do smartphone e tornando a experiência menos prática.

Considerado um acessório essencial do Galaxy Note, a Samsung também precisa transformar a S Pen em um acessório essencial para o Z Fold, já que por enquanto a caneta é apenas uma forma adicional de navegar pelo dispositivo, uma vez que é necessário adquirir separadamente.

Continua após a publicidade

A S Pen do Galaxy Note funciona no Galaxy Z Fold 3?

Se você possui um Galaxy Note 10 ou Galaxy Note 20 e está considerando apenas adquirir um Galaxy Z Fold 3 para manter a S Pen, saiba que isso não é possível.

A caneta stylus da linha Note não é compatível com o Z Fold 3. Apenas os modelos S Pen Fold Edition e S Pen Pro podem ser utilizadas com o dobrável. Isso pode ter ligação com a já citada nova ponta retrátil que se ajusta à pressão exercida pelo usuário para que a tela interna não seja danificada, sendo usada uma frequência diferente na caneta justamente para diferenciá-la das demais lançadas anteriormente.

Continua após a publicidade

Para tornar o Galaxy Z Fold um verdadeiro sucessor do legado da linha Galaxy Note, a Samsung precisa, antes de tudo, integrar a S Pen dentro do corpo do dobrável e seguir avançando com a tecnologia de tela flexível para torná-la mais e mais resistente.

Não sabemos se a empresa planeja o retorno do Galaxy Note em 2022 com uma edição de despedida, mas ficou claro que o caminho da produtividade da Samsung será trilhado com celulares dobráveis.