Publicidade

Galaxy Z Flip 5 pode pegar Tela Always-On "emprestada" do iPhone 14 Pro

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Apple)
(Imagem: Reprodução/Apple)
Galaxy Z Flip 5

A Samsung prepara o lançamento de seus novos smartphones dobráveis para o início do segundo semestre deste ano com pequenas e grandes mudanças nesta quinta geração, e pelo visto a empresa pode pegar emprestada a ideia da Tela Sempre Ativa (Always-On Display) do iPhone 14 Pro para utilizar no Galaxy Z Flip 5.

O rumor foi publicado pelo confiável informante Revegnus no Twitter — que afirmou recentemente que os novos Galaxy Z serão lançados mais cedo e que a Samsung pode lançar seu primeiro tablet dobrável em breve —, mas não existem detalhes mais precisos relacionados à função de software.

É dito apenas que o "[Galaxy] Z Flip 5 terá Tela Sempre Ativa como a do iPhone 14 Pro" e que "ainda não existem informações" se o maior e mais caro Galaxy Z Fold 5 terá o mesmo recurso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona a Tela Sempre Ativa do iPhone?

Após mais de uma década do recurso presente em smartphones de diferentes sistemas operacionais — o Nokia N8 de 2010 foi um dos que popularizaram a função —, a Apple finalmente introduziu a Tela Sempre Ativa com o lançamento do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max em 2022. Mas a implementação foi feita de forma nunca antes vista.

Em vez de apenas exibir textos para hora, data, notificações e outros atalhos rápidos por cima de um fundo preto como os competidores, a Apple decidiu manter o papel de parede escurecido enquanto ainda mantém a fidelidade de tons de pele e cores da imagem.

Graças ao painel ProMotion com taxa de atualização adaptativa de até 120 Hz, o display se adapta à Tela Sempre Ativa e reduz a atualização do display para apenas 1 Hz (uma atualização por segundo) para reduzir consumo de energia ao exibir imagens estáticas.

Uma diferença ainda mais impactante fica para o uso da Tela Sempre Ativa em determinados aplicativos como Mapas, Gravador de Voz e outros. Em vez de bloquear o smartphone, a tela é apenas escurecida para continuar exibindo a interface do app com o smartphone bloqueado.

Galaxy Z Fold e Z Flip chegam mais cedo

Continua após a publicidade

É provável que a Samsung utilize o papel de parede escurecido e a taxa de atualização mínima do display para a Tela Sempre Ativa em seus smartphones dobráveis, visto que a integração com aplicativos pode ser mais difícil de se realizar por conta do Android — embora não impossível.

Apesar disso, não sabemos se o recurso presente no Z Flip 5 será exclusivo para a tela externa, que ficará muito maior nesta geração, ou se também estará presente no display interno quando o smartphone for bloqueado sem estar fechado.

De qualquer forma, novidades relacionadas às funções de software do Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 devem surgir nas próximas semanas conforme nos aproximamos do lançamento oficial dos dobráveis, esperado agora para o fim de julho.

Fonte: Revegnus

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*