Publicidade

Galaxy S26 pode ser bem mais fino com nova tecnologia de câmera; veja

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Brenno Barreira/ Canaltech
Brenno Barreira/ Canaltech

A Samsung planeja introduzir um processo que pode reduzir a espessura das câmeras dos seus próximos celulares, de acordo com informações do portal coreano The Elec. Isso ocorreria por meio de uma técnica de impressão a jato de tinta na fabricação de módulos de lentes para smartphones. 

A técnica substituiria os filmes que previnem reflexos de luz na superfície de fronteira entre as lentes dentro do módulo. Essa camada protetora é usada nos aparelhos atuais, como uma responsável por fixar as lentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Parte da luz que incide nas câmeras é refletida nesse filme, e causa degradação na qualidade de imagem caso chegue ao sensor. Por isso, uma película de bloqueio de luz é usada para evitar a reflexão.

É essa camada que seria substituída pela aplicação de tinta fosca. 

Na prática, o novo processo permite minimizar a distância entre os componentes do conjunto óptico. Dependendo do modelo de celular, cada câmera pode contar com cerca de seis ou sete lentes, por exemplo. 

Portanto, os benefícios da impressão a jato se multiplicariam com a nova técnica, mesmo que cada redução individual na espessura seja considerada mínima. 

Galaxy S26 é esperado com câmeras mais finas

Especula-se que a primeira aplicação dessa tecnologia deve ocorrer na linha Galaxy S26, esperada para o início de 2026. 

Com a solução, a protuberância das lentes tende a ficar mais fina, e o próprio módulo da câmera também pode ser reduzido. 

Continua após a publicidade

Mesmo que ainda faltem vários meses até o lançamento, os fornecedores de componentes da Samsung já teriam iniciado o projeto de desenvolvimento do aparelho.

Outro modelo que pode se beneficiar da tecnologia é um suposto Galaxy S26 Edge, na linha de celulares ultrafinos da Samsung. O S25 Edge foi anunciado pela empresa há poucas semanas, como uma aposta dentro de um segmento incipiente. 

A Apple também deve entrar nessa categoria em breve, com o iPhone 17 Air. O dispositivo vai substituir o modelo Plus, com espessura na casa dos 5 mm e um conjunto de câmeras simplificado.

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

Por que a tecnologia de carregamento solar não é mais usada nos celulares? Veja no vídeo abaixo: