Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S22 Ultra faz ligação de voz por satélite em teste inédito

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Abril de 2023 às 16h29

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Smartphones com suporte para comunicação via satélite não são mais novidade, já que modelos de marcas como a Apple e Huawei trouxeram essa tecnologia ao longo dos últimos meses usando serviços de mensagens. Contudo, testes recentes permitiram a realização de chamadas de áudio por meio de um método que, teoricamente, serviria para qualquer aparelho atual.

Trata-se de uma iniciativa da operadora telefônica AT&T, em conjunto com a empresa de comunicações por satélite AST SpaceMobile. Com a colaboração, uma unidade do Galaxy S22 Ultra foi usada para realizar uma ligação do Texas (EUA) até o Japão.

Continua após a publicidade

A chamada foi feita por meio do dispositivo até o satélite BlueWalker 3 (BW3), que se mostrou capaz de suportar as velocidades necessárias em conexões de dados móveis atuais. Na prática, isso significa que qualquer aparelho com suporte para 4G LTE poderia ser usado no teste.

Além da chamada com o aparelho da Samsung, a SpaceMobile ainda realizou diversos testes de compatibilidade em outros modelos. Os celulares foram capazes de trocar informações SIM com o satélite BW3, a taxas de transferência satisfatórias.

Dessa forma, o satélite serviu como um intermediário para o serviço da AT&T, ao receber o sinal da chamada e redirecioná-lo ao outro lado do planeta.

É, portanto, uma solução distinta em relação ao que foi adotado pela Apple no seu serviço de SOS Emergência via satélite, inaugurado com a linha iPhone 14. No caso da Maçã, o recurso funciona justamente quando não há uma rede de dados disponível, em uma comunicação direta do aparelho com o satélite por meio de mensagens curtas padronizadas.

Continua após a publicidade

Por enquanto, ainda é cedo para afirmar quais são as possíveis melhorias para o mundo das comunicações por satélite, já que esses foram apenas os primeiros testes.

Contudo, é possível imaginar um cenário em que a cobertura de comunicação seja ainda mais ampla — já que diversas partes do planeta ainda ficam isoladas no que diz respeito ao sinal de celular. Além disso, essa nova integração poderá ser feita com o celular propriamente dito, em vez de depender de redes de conexão mais complexas e especializadas.

Por meio de seus canais oficiais, a AST SpaceMobile reiterou que tem mais de 2.600 patentes e pedidos de patente para essa tecnologia. Por isso, é provável que mais novidades nesse sentido sejam mostradas ao longo dos próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: Wccftech, Business Wire