Galaxy S21 pode não incluir carregador e fones, segundo imprensa coreana

Galaxy S21 pode não incluir carregador e fones, segundo imprensa coreana

Por Rubens Eishima | 27 de Outubro de 2020 às 09h03
Divulgação/Samsung

A reação parece que será rápida. Poucos dias após a Apple deixar de incluir um carregador de bateria e fones de ouvido em seus celulares, a imprensa sul-coreana já divulga que a Samsung estuda fazer o mesmo. Segundo o jornal Chosun Ilbo, um dos maiores do país, mesmo que resolva manter o carregador, é quase certo que o fone será eliminado da embalagem.

O boato surge duas semanas após o anúncio de lançamento do iPhone 12, no qual a Apple divulgou que a remoção dos acessórios tinha uma motivação ambiental. No mesmo dia, um perfil regional da Samsung no Facebook fez piada com a decisão da rival, mencionando que o carregador é um item “básico”.

A não inclusão dos acessórios pode começar já no próximo trimestre, com o lançamento do novo topo de linha Galaxy S21. De acordo com o jornal, a Samsung deve avaliar a reação do mercado ao iPhone 12 antes de tomar uma decisão para seu principal lançamento do primeiro semestre de 2021.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Galaxy Note 20 inclui carregador e fone de ouvido na embalagem sul-coreana... (Imagem: divulgação/Samsung Coreia do Sul)

Trabalhando na contabilidade

Além de reduzir o impacto ambiental das embalagens e a geração de lixo eletrônico, a medida ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes na distribuição dos aparelhos. Talvez tão importante quanto isso, a decisão reduz custos para as empresas, que podem se beneficiar ainda com a venda dos acessórios — com margens de lucro mais generosas.

Atualmente, a Samsung inclui carregadores e fones básicos na embalagem de seus smartphones premium como a linha S20 e Note 20. Em alguns casos, porém, os carregadores não oferecem a potência máxima de alimentação suportada pelos aparelhos — o modelo S20 FE é compatível com recarga a 25 W, mas inclui um acessório de 15 W, por exemplo —, algo semelhante ao que a Apple praticava, com os iPhones básicos distribuídos com carregadores 5 W, apesar de compatíveis com potências quatro vezes maiores.

... mas remove o fone de ouvido (e a capinha) no modelo norte-americano (Imagem: divulgação/Samsung Estados Unidos)

O Chosun Ilbo publicou que, apesar da exclusão do carregador ainda não ter sido definida, “é altamente provável” que os fones de ouvido não serão incluídos. A decisão não seria inédita, já que o celular topo de linha Galaxy Note 20 não é distribuído com o acessório de som nos EUA, que deve ser solicitado ao SAC da Samsung no país.

Fonte: Chosun Ilbo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.