Publicidade

Galaxy A72 mostra ser opção atraente entre intermediários em teste de câmeras

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Agosto de 2021 às 08h52

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Lançado em março deste ano, o Galaxy A72 é uma das opções intermediárias mais robustas da Samsung, e um dos modelos de maior destaque da família Galaxy A. Ainda que tenha sofrido alguns downgrades em determinados aspectos quando comparado ao Galaxy A71, o A72 oferece melhorias marcantes no design, construção e tela, além de contar com um conjunto de câmeras mais avançado.

O modelo chegou às mãos dos engenheiros do site DXOMARK nesta semana para ter o desempenho das lentes principais avaliado. Com 105 pontos, o intermediário premium da Samsung se posiciona muito bem entre outros modelos da categoria no ranking do portal especializado, ultrapassando nomes como ASUS Zenfone 6 e Xiaomi Mi Mix 3 e se aproximando de tops como o Xiaomi Mi 9 e OnePlus 8T.

Bom alcance dinâmico, mas grande presença de artefatos

Continua após a publicidade

O Samsung Galaxy A72 traz quatro lentes traseiras, com sensor principal de 64 MP, ultra wide de 12 MP com campo de visão de 123°, telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3x e macro de 5 MP.

Segundo o DXOMARK, o modelo se destaca pela boa exposição de objetos em boas condições de luz, alcance dinâmico respeitável em ambientes bem iluminados e consistência de exposição, cor e textura entre diferentes capturas. Também são pontos positivos o baixo nível de ruído e o balanço de branco neutro em cenas diurnas, bem como estabilização óptica efetiva em gravações estáticas.

Já entre as falhas encontradas no aparelho estão tons de pele imprecisos, presença constante de tons rosados nas imagens, forte ruído em baixa luz, artefatos de movimentos e quantização de cores, ruídos e falta de detalhes em capturas com a lente telefoto, subexposição de rostos e tonalidades indesejadas em vídeos em ambientes noturnos e instabilidades de foco em gravações feitas em cenários internos.

Continua após a publicidade

Exemplos de fotos

Continua após a publicidade

Exemplos de vídeos

Samsung Galaxy A72: evolução marcante frente ao A71

Para o DXOMARK, o Samsung Galaxy A72 não consegue competir com os melhores aparelhos em câmeras, ma se sai muito bem quando colocado para enfrentar modelos na mesma faixa de preço.

Continua após a publicidade

Apesar de apresentar artefatos e certas instabilidades, especialmente em baixa luz, o intermediário da gigante sul-coreana oferece boa qualidade de imagem e se mostra uma evolução significativa frente ao Galaxy A71, que atingiu apenas 88 pontos no ranking. Você confere a análise na íntegra neste link.

Samsung Galaxy A72: ficha técnica

  • Tela: Super AMOLED de 6,7 polegadas, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, brilho de 800 nits, Gorilla Glass 5
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 720G
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 64 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 123°) + 8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x) + 5 MP (Macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 165 x 77,4 x 8,4 mm
  • Peso: 203 gramas
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • Extras: 4G, NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5, IP67, expansão via MicroSD, som estéreo, conector P2
  • Cores disponíveis: preto, branco, violeta e azul
  • Sistema operacional: Android 11, sob a One UI 3.1

Fonte: DXOMARK