Fim da linha: Moto Z3 Play não receberá o Android 10, confirma Motorola

Fim da linha: Moto Z3 Play não receberá o Android 10, confirma Motorola

Por Felipe Junqueira | 19 de Agosto de 2020 às 15h25
Motorola

Quem tem o Moto Z3 Play e estava no aguardo da atualização para o Android 10 acaba de receber um belo balde de água fria. O site oficial da Motorola foi atualizado com a informação de que o dispositivo ficará no Android 9 Pie.

A informação aparece na página de atualizações dos modelos da empresa. Ao selecionar o Moto Z3 Play, agora ela simplesmente indica que “este dispositivo permanecerá com Android 9 (Pie)”. Até o início da semana, porém, a mesma página informava a data de início de atualização para o Android 9, ainda sem menção ao Android 10, mas nada definitivo como agora sobre não ter mais qualquer update programado.

Quando o aparelho foi lançado, em 2018, a Motorola chegou a confirmar a alguns veículos que a previsão era de que ele recebesse duas atualizações de sistema. A primeira foi para o Android 9 Pie (ele saiu de fábrica com o Android 8 Oreo), então, era esperado ao menos mais um versão do robozinho, o que não vai acontecer.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Sem Android 10 para o Z3 Play (Imagem: Reprodução/Motorola)

Uma mensagem para cada caso

E mais: nem mesmo pacotes de segurança estão programados para o dispositivo. Logo abaixo do texto sobre a permanência no Android 9, a frase "este produto não receberá mais atualizações de segurança" revela o fim do suporte. Se você selecionar o Moto E6 Play, por exemplo, o texto informa que "este produto está programado para continuar a receber atualizações de segurança".

Já o Moto G7, que tinha apenas uma atualização prometida, aparece com a mensagem “a atualização para o Android 10 começou no dia 7 de maio de 2020”, além do aviso sobre ainda haver atualizações de segurança programadas para ele. Outros dispositivos possuem status semelhante, enquanto aqueles que já tiveram o último e derradeiro update confirmado apresentam mensagem igual à do Z3 Play.

Outros cuja primeira atualização de versão ainda não foi liberada informam que “este dispositivo está funcionando atualmente com Android 9.0 Pie”, por exemplo. É o caso de Moto E6 Plus e G8 Plus. Ou seja, tudo indica que o modelo com suporte aos Snaps chegou ao fim do ciclo de atualizações do Android, mesmo.

A esperança, porém, ainda existe. No final da página, um aviso informa que “as informações comunicadas não são um compromisso ou uma obrigação de entregar qualquer produto, suas características, atualização de software ou funcionalidades e a Motorola Mobility se reserva o direito de fazer alterações no conteúdo destes campos”. Portanto, pode ser que o Android 10 ainda chegue para o Z3 Play — ou que outros celulares tenham o fim do suporte antecipado, caso você queira enxergar o copo meio vazio.

O Canaltech entrou em contato com a Motorola para esclarecer o cronograma de atualizações do intermediário modular e esta matéria será atualizada quando recebermos uma resposta.

Fonte: Motorola (via Tecnoblog)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.