Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Filme com história da BlackBerry ganha trailer oficial

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Março de 2023 às 14h42

Link copiado!

IFC Films
IFC Films
Tudo sobre BlackBerry

A história da marca de celulares BlackBerry será contada no cinema, e o primeiro trailer da obra foi revelado na última quarta-feira (15). O longa mostra toda a trajetória da empresa, desde seu início marcado pela busca por investidores.

O cofundador da marca Jim Balsillie é interpretado pelo ator Glenn Howerton, conhecido por aparições em séries como Nunca Chove em Filadélfia e A.P. Bio. Mike Lazaridis, que também ajudou a fundar a BlackBerry, aparece na atuação do canadense Jay Baruchel.

Continua após a publicidade

BlackBerry surgiu com desejo de revolução

O filme BlackBerry é baseado no livro “Losing The Signal”, lançado no ano de 2015. Portanto, a obra resgata os primeiros dias da companhia, que se destacava por seu sistema revolucionário de comunicação bidirecional.

Em certo momento, o produto evoluiria para um dispositivo de envio e recebimento de emails, popular entre empresários e outras pessoas que faziam pesado uso profissional. A fama dos celulares também se dava por conta dos teclados físicos com padrão QWERTY, similares aos dos computadores/notebooks.

Continua após a publicidade

Porém, um momento de virada — que até ganha destaque no trailer — é o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. Desde então, a BlackBerry viu seu mercado ser perdido, mesmo que a marca tenha feito algumas apostas na sequência.

É o caso da série Storm, lançada em 2018 como um produto exclusivo da operadora telefônica americana Verizon. Com uma história repleta de bugs e consumidores insatisfeitos, a linha é citada no livro como “o maior desastre da história dos smartphones”.

Mas não foi o fim para a BlackBerry, e uma sequência para a linha Storm foi anunciada anos depois. Era tarde demais, pois a concorrência para o iPhone já tinha se consolidado por meio do Motorola DROID e dispositivos Android.

Continua após a publicidade

Participação da TCL e startup desconhecida

A empresa até se aventurou por conta própria no mercado Android, por meio do BlackBerry PRIV — nome curto para “privacidade”. Entretanto, depois a companhia teve sua marca licenciada para a chinesa TCL.

Isso, na prática, também não resolveu os problemas da BlackBerry. Após o lançamento dos modelos KEYOne e Key2, as licenças expiraram e não foram renovadas.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, o nome BlackBerry foi relacionado com a pouco conhecida Onward Mobility, que pretendia lançar um smartphone com tecnologia 5G. Esse projeto sequer saiu do papel, e foi cancelado em fevereiro de 2022.

Mesmo com todos estes contratempos, o nome BlackBerry não está morto. Após ter saído do ramo de celulares, a empresa ganhou foco em serviços de segurança digital — contudo, esta parte de sua história já está fora do recorte do filme.

A estreia do filme BlackBerry está marcada para o dia 12 de maio, no Canadá — país de origem da marca. Eventualmente, a obra deve chegar em outras salas de cinema ao redor do planeta.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmochina