Publicidade

Fairphone 4 vaza em imagens mostrando módulo de câmeras diferenciado

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Setembro de 2021 às 16h40

Link copiado!

@rquandt/WinFuture
@rquandt/WinFuture

Se o fim da Essential frustrou quem gostava de ver ideias disruptivas no mercado de celulares, a Fairphone segue batalhando para se manter relevante. Após o lançamento do Fairphone 3 Plus em agosto de 2020, o quinto modelo da fabricante poderá ser anunciado este mês.

Vazamentos indicam que a nova geração do celular ecologicamente correto pode chegar em 30 de setembro. Em relação ao antecessor, as melhorias de design seriam enormes: grande redução das bordas, câmera frontal via notch de gota, e um novo módulo de câmeras traseiras — a parte mais inovadora do seu desenho.

Continua após a publicidade

Por mais que isso represente avanços na linha Fairphone, o quarto modelo ainda teria um visual de anos atrás quando comparado ao mercado em geral. Ao menos seu hardware é equilibrado: o Fairphone 4 deverá ser lançado com o Snapdragon 750G e conectividade 5G, além de oferecer 256 GB de armazenamento interno.

Saindo de fábrica com Android 11, uma das propostas do celular é a de levar sua vida útil longe. Por isso, mais uma vez, ele deverá contar com bateria removível. Faltam detalhes sobre sua tela de 6,3 polegadas, não sendo informado se ela trará resolução HD ou Full HD. Não é esperado que haja aqui altas taxas de atualização do display.

Pegada ambiental e grandes marcas

A Fairphone é uma linha que se preocupa com os danos ambientais que o mercado de smartphones pode causar. Por isso, a sua proposta é cuidar de cada etapa produtiva tendo isso em mente, indo desde a obtenção dos componentes de hardware até que tipo de mão de obra foi selecionada pelas indústrias parceiras.

Continua após a publicidade

Assim, a marca não está preocupada em oferecer um celular de ponta, mas um produto durável e ecologicamente correto. O primeiro modelo, inclusive, funcionava de forma modular, com a possibilidade de upgrades, o que certamente oferecia um diferencial para a linha. Mas os aparelhos mais recentes não trazem essa possibilidade

Dessa forma, havia uma proposta que se destacava no início da vida da empresa, mas hoje, com a pegada ambiental sendo estratégia central de muitas fabricantes, o que era um diferencial vem apenas se tornando... comum.

Quando chegar ao mercado, o Fairphone 4 deverá ser precificado em EUR 600. Caro para um intermediário do seu porte. Mas para o consumidor vindo de qualquer antecessor da linha, será um grande upgrade.

Continua após a publicidade

Fonte: WinFuture, 9to5Google