Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA teriam pressionado MediaTek para reduzir vendas de chips à Huawei, diz site

Por| 14 de Julho de 2020 às 07h47

Link copiado!

Reprodução/Money.udn
Reprodução/Money.udn
Tudo sobre MediaTek

Após alegações de que a MediaTek teria recebido um aumento no volume de pedidos de suprimentos de chips para a Huawei, os Estados Unidos estariam tentando "obrigar" a fabricante a reduzir o fornecimento de equipamentos para sua parceira. As informações são do site chinês Money.udn.

De acordo com o site, o governo norte-americano teria procurado o Ministério da Economia de Taiwan para "convencer" a MediaTek a diminuir o número de envios de peças à Huawei. Vale lembrar que a empresa taiwanesa se tornou uma das principais alternativas da marca chinesa no fornecimento de chips, após os Estados Unidos endurecerem as sanções econômicas contra ela.

Sendo assim, os novos bloqueios impostos pelo governo Trump a impedem de negociar com empresas norte-americanas e, ainda por cima, de utilizar tecnologias locais na produção de seus próximos produtos. Isso, por exemplo, impôs barreiras na parceria da Huawei com a TSMC, que ficou proibida de vender equipamentos (em sua maioria vindas de empresas dos EUA) para a fabricante.

Continua após a publicidade

Tanto o Ministério da Economia de Taiwan quanto a MediaTek, porém, afirmaram que não foram contatados pelos Estados Unidos e consideraram os rumores infundados.

Favorecendo a concorrência

Aparentemente, a pressão dos Estados Unidos contra a MediaTek não só prejudicaria ainda mais a Huawei, mas beneficiaria a Qualcomm. Segundo relatório da empresa Lyon Securities, a empresa norte-americana de chips teria solicitado uma "brecha no contrato" para fornecer processadores para a marca chinesa. As informações indicam que o pedido da Qualcomm deverá ser respondido ainda neste mês.

Fonte: Money.udn (chinês)