Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estados Unidos propõe lei que obrigaria Apple a usar USB-C no iPhone

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Junho de 2022 às 16h48

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

Após a União Europeia aprovar uma lei que obriga todas as fabricantes de eletrônicos a implementar o conector USB-C em seus produtos a partir de 2024 — e, como consequência força a Apple a abandonar o Lightning no iPhone e em acessórios —, agora são os Estados Unidos que propõe uma lei semelhante com objetivo de adotar um conector comum.

Assinada por senadores dos Estados Unidos e enviada à secretária de Comércio dos Estados Unidos Gina Raimondo, a proposta visa padronizar o cabo para carregamento e transferência de dados e reduzir danos ambientais.

Continua após a publicidade

A carta cita a União Europeia e afirma que os EUA precisam seguir o exemplo ao desenvolver “uma estratégia abrangente para lidar com custos desnecessários de consumidores, mitigar o lixo eletrônico e restaurar a sanidade e a certeza do processo de compra de novos eletrônicos.”

Os senadores reiteram que carregadores proprietários, como o Lightning da Apple, criam quantidades desnecessárias de lixo eletrônico e prejudicam financeiramente os consumidores ao atualizar um dispositivo ou adquirir vários produtos de diferentes fabricantes.

Curiosamente, a lei proposta pelos senadores não cita o USB-C como conector universal e deixa espaço para que os Estados Unidos possam desenvolver seu próprio padrão para carregamento. Porém, caso isso se concretize, o padrão adotado muito provavelmente seria o USB-C.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Apple já testa iPhones e acessórios com o conector USB-C. Rumores apontam que a linha iPhone 14 será a última com o Lightning e que em 2023 a empresa deve implementar o USB-C no iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.

No ano seguinte, toda a linha iPhone 16 deve adotar o conector USB-C. A estratégia da Apple ainda é apresentar um iPhone completamente sem fios, oferecendo carregamento sem fio e transferência de dados pela nuvem. A previsão de lançamento deste modelo ainda é desconhecida.

Fonte: The Verge