Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível recuperar uma bateria viciada?

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Julho de 2022 às 17h02

Link copiado!

Realme
Realme

Baterias de celulares e outros dispositivos podem se tornar uma grande dor de cabeça, especialmente quando sua capacidade não é a mesma que um dia já foi. Alguns produtos, como os da Apple, são capazes de mostrar exatamente qual é a saúde do tanque em comparação com o momento em que ele saiu da loja — muitas vezes, o resultado pode ser decepcionante.

Entretanto, antes é preciso realizar uma correção importante de conceitos: baterias atuais de smartphones não "viciam", ou seja, não sofrem do chamado efeito memória. Por isso, não é mais necessário deixar o celular na tomada por várias horas na primeira recarga, por exemplo.

Continua após a publicidade

Aparelhos mais novos têm baterias de íons de lítio (Li-Ion), com algumas vantagens em relação aos módulos de níquel cádmio (NiCd), incluindo o fim do efeito memória. Dessa forma, a capacidade de carga retida não deve mais cair de forma abrupta, e o que acontece é apenas um desgaste natural do componente ao longo dos anos.

Como recuperar uma bateria antiga

Infelizmente, não há um método completamente efetivo para recuperar a capacidade de segurar carga de uma bateria. Além disso, os smartphones atuais possuem tanques não removíveis pelo usuário, então será necessário levar o aparelho até uma assistência técnica para que a substituição seja realizada.

Reparos de bateria não costumam estar entre os mais caros nas lojas especializadas, já que esse posto geralmente é ocupado pelas telas. Mesmo assim, é preciso analisar bem a proposta que será feita, e mensurar se não vale mais a pena adquirir um modelo completamente novo — afinal, se a bateria do celular não está mais segurando a carga, é provável que ele já tenha alguns anos de uso.

Continua após a publicidade

Como manter a saúde da bateria

Como não existe uma maneira de o próprio usuário recuperar a capacidade da bateria, e os reparos estão cada vez mais dificultados, torna-se mais importante cuidar bem da saúde do tanque.

Os íons de lítio, presentes nas baterias atuais, são os responsáveis pelo fluxo de cargas elétricas entre os dois lados da bateria, o anodo e o catodo. Este movimento é fundamental para que determinado dispositivo seja alimentado e efetivamente funcione.

Continua após a publicidade

Não há como evitar que os componentes químicos da bateria tenham algum desgate, mas algumas ações podem retardar este processo e aumentar sua vida útil. É essencial utilizar apenas carregadores de qualidade, e manter o dispositivo em condições favoráveis de temperatura e umidade, por exemplo.

As baterias de celulares passam por um estresse maior quando estão em seus extremos de utilização, ou seja, próximas de 0% ou 100%. Portanto, o ideal é manter cargas parciais, em uma faixa entre 30 e 80%, ou até mais intermediária.

Entretanto, esta solução não é exatamente prática, afinal é muito mais comum carregar baterias até 100% — especialmente se o aparelho for carregado enquanto o usuário está dormindo. De qualquer forma, não é preciso se preocupar muito: tanques atuais podem durar por anos com capacidades satisfatórias, mesmo se a utilização não for perfeita neste período.

Outra forma de otimizar a duração da bateria é simplesmente fazer com que o aparelho gaste menos energia. Isto pode ser alcançado por meio de modos de economia, com a desativação de serviços quando não estão sendo utilizados (Wi-Fi, Bluetooth, GPS), limitando a sincronização em segundo plano de apps e contas, ou apenas mantendo um nível mais baixo de brilho na tela.

Continua após a publicidade

Otimizando a bateria em aparelhos Android

Realizar a carga em velocidades mais lentas também pode auxiliar na manutenção da capacidade, e o próprio sistema Android pode auxiliar nesse quesito. Em aparelhos da Samsung com One UI 4.1, por exemplo, basta acessar Configurações > Assistência do aparelho e bateria > Bateria > Mais configurações de bateria > Carregamento rápido.

Atenção: Celulares com diferentes sistemas operacionais e interfaces podem ter caminhos distintos para os menus de gerenciamento da bateria.

Continua após a publicidade

Por meio do mesmo menu, também é possível proteger a bateria ao limitar a carga máxima a 85%. De qualquer forma, tecnologias atuais de carregamento costumam ser muito seguras para a vida útil da bateria, com recargas a diferentes velocidades dependendo do estágio do processo.

No final das contas, o famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar” é ainda mais relevante no caso das baterias de celular, até porque muitas vezes o conserto simplesmente não é uma opção válida.

Fonte: Samsung Insights