10 gerenciadores de arquivos para Android

Por Douglas Ciriaco

O Android ainda não conta com um gerenciador de arquivos nativo, mas isso está longe de ser um problema. Afinal, em uma rápida pesquisa na Play Store, é possível encontrar dezenas de aplicativos que suprem essa ausência.

Diversas opções de qualidade figuram entre os resultados exibidos quando se pesquisa por “gerenciador de arquivos” na loja de apps do Android. Então depende apenas de você chegar à conclusão sobre qual é a melhor alternativa para ter controle sobre os arquivos de seu smartphone ou tablet.

Para ajudar, nós preparamos uma lista com 10 dos principais nomes do gênero disponíveis na atualidade. São recursos diferentes e variados, com versões paga e gratuitas, mas que oferecem acesso quase irrestrito a todos os arquivos guardados em seu aparelho ou no cartão de memória.

1. AirDroid

Gerenciadores de arquivos Android

O primeiro nome da lista — que está em ordem alfabética — é o AirDroid. Ele foge do convencional e não é um gerenciador de fato, mas sim um mecanismo no qual você pode controlar seu Android por completo diretamente de um computador. Basta que ambos estejam conectados à mesma rede.

É possível fazer esse processo inclusive se o smartphone não estiver junto com você, usando a rede móvel (neste caso, o programa apresenta limitações que podem ser removidas diante pagamento). Ele é uma das melhores soluções quando o assunto é gerenciar o Android pelo PC e há um tutorial completo sobre ele aqui no Canaltech.

2. AntTek Explorer Pro

Gerenciadores de arquivos Android

O AntTek Explorer Pro já funciona na base de um gerenciador convencional de arquivos. Ele permite acessar pastas do sistema e também itens guardados em serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive, OneDrive e Dropbox. Ou seja, ele reúne tudo em um só lugar, em uma só interface.

Além de organizar e permitir o acesso a seus arquivos, o gerenciador da AntTek tem suporte para visualização de arquivos de imagens em vários formatos, manipula pacotes RAR e ZIP e pré-visualiza código fonte de aplicativos e arquivos APK. E você ainda pode escolher um tema para alterar o visual do programa.

3. ASTRO Gerenciador de Arquivos

Gerenciadores de arquivos Android

Um dos mais populares nomes do gênero, o ASTRO Gerenciador de Arquivos vai trabalhar muito bem com seu telefone ou com seu tablet. Ele também permite acesso a pastas e arquivos presentes em seu gadget da mesma forma que trabalha com dados presentes em serviços de armazenamento nas nuvens (Dropbox, Google Drive, Facebook, Box ou OneDrive).

Conta ainda com um visualizador de fotos, ideal para agilizar o gerenciamento deste tipo de arquivo, e também com um sistema de buscas para você não ficar perdido em meio a tanta coisa armazenada em seu gadget. O app vem com suporte para cartões microSD e oferece um gerenciador de tarefas.

4. ES File Explorer

Gerenciadores de arquivos Android

Gerenciador de arquivos mais popular da Play Store, o ES File Explorer mistura gerenciador e explorador multimídia de um jeito bem interessante. O aplicativo trabalha de forma direta com os principais serviços de armazenamento na nuvem (Dropbox, Box, Google Drive e OneDrive, entre outros). Por meio dele, você consegue fazer tudo o que quiser com seus aplicativos, com suporte para seleção múltipla, desinstalação de apps e muito mais. Ele oferece ainda acesso via PC conectado na mesma rede WiFi, gerencia arquivos de forma remota, trabalha com pacotes ZIP e RAR e funciona em aparelhos com root.

5. Explorer

Gerenciadores de arquivos Android

O Explorer, da Speed Software, é um gerenciador de arquivos simples, mas eficaz na mesma medida. Ele também se conecta aos principais serviços de armazenamento na nuvem para você gerenciar não somente os itens guardados em seu dispositivo, mas também aqueles salvos no Google Drive, no Dropbox e no Box, entre outros.

Ele garante realizar tarefas mais complexas, como a movimentação de arquivos, de forma bastante discreta e em segundo plano, ou seja, você pode continuar usando seu gadget normalmente enquanto ele desempenha o seu papel. Vale lembrar que o Explorer oferece um sistema de busca e ainda trabalha com pacotes RAR, ZIP e TAR.

6. File Explorer

Gerenciadores de arquivos Android

Conhecido também como FX, o File Explorer é um dos principais destaques desta lista especialmente pelo seu visual agradável. O apelo nesse sentido é bem evidente e funciona, pois cria um ambiente fácil de ser compreendido e que se apresenta muito bem aos olhos do usuário. Seus recursos, obviamente, não deixam a desejar: suporte para serviços de armazenamento na nuvem, funções extras para aparelhos com root, visualizador de fotos e reprodutor de áudio embutidos, reconhece e explorar pacotes nos formatos RAR, ZIP, TAR, 7z e vários outros.

7. Gerenciador de Arquivos (Cheetah)

Gerenciadores de arquivos Android

O Gerenciador de Arquivos da Cheetah conta com recursos avançados e apresenta uma excelente interface. Ele chama a atenção não somente pela sua organização visual, algo relevante, mas também por seus recursos, que incluem suporte para serviços como Dropbox e Google Drive, sistema de busca, suporte para protocolos FTP, WebDAV e afins e funcionalidade que compacta e descompacta arquivos.

8. Gerenciador de Arquivos (Gira)

Gerenciadores de arquivos Android

O Gerenciador de Arquivos da Gira, também conhecido como Clean File Manager, é outra ferramenta completa e com um ótimo aspecto visual para você gerenciar os seus arquivos. Ele trabalha muito bem com tablets ou smartphones com Android, além de permitir acesso a arquivos armazenado na nuvem. Com várias opções de temas, ele conta com sistema de busca, marcadores personalizados, suporta USB On-The-Go (expansão via USB do espaço para armazenamento), reconhece pacotes no formato ZIP e oferece miniaturas de imagens e arquivos APK.

9. Root Browser

Gerenciadores de arquivos Android

Quando você faz root em um aparelho, ter um bom gerenciador de arquivos faz toda a diferença. O Root Browser é um dos grandes nomes disponíveis na Play Store quando se fala em gerenciadores dedicados a este tipo de ambiente. De visual bem simples, ele realiza operações avançadas sem complicações.

Com suporte aos mais variados tipos de pacotes (APK, RAR, ZIP e JAR), ele trabalha com a movimentação de arquivos em lote, permite a execução de scripts, oferece sistema de favoritos para as suas pastas e ainda conta com diferentes temas para você mudar o visual do programa.

10. Total Commander File Manager

Gerenciadores de arquivos Android

O Total Commander é uma figura bastante conhecida de quem já buscava alternativas ao Windows Explorer, o gerenciador de arquivos padrão do Windows. Esta é a sua versão para Android e ela não deixa a desejar, fazendo jus à marca que carrega e garantindo bons recursos aos usuários.

Seu grande trunfo está em dividir a tela, permitindo que você movimente arquivos por meio da função arrastar e soltar. Além disso, o app conta com editor de texto embutido, serviço de busca, função compactar ou descompactar pacotes de arquivo ZIP e RAR, suporte para FTP e WebDAV, envia arquivos via Bluetooth, trabalha com serviço nas nuvens e muito mais.

Conhece algum outro bom aplicativo do gênero que não está nesta lista? Então deixe sua opinião e as suas dicas na caixa de comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.