Dual eSIM: iPhone 13 suporta duas linhas sem necessidade de chip
Por Eduardo Moncken • Editado por Wallace Moté |
A linha iPhone 13 foi enfim anunciada e já vimos que Tim Cook ocultou alguns detalhes no evento oficial. Quando o CEO não aborda certas características dos aparelhos, é porque normalmente não há novidades a serem ditas sobre elas. Porém, os novos celulares ganharam melhorias no sistema eSIM que também não foram abordadas publicamente.
- Tudo sobre as novas câmeras do iPhone 13
- Apple anuncia linha iPhone 13 com chip A15 Bionic, tela de 120 Hz e mais
- iPhone 13 vendido no Brasil é mais uma vez o mais caro do mundo
Desde o iPhone XS é possível utilizar um smartphone iOS com Dual-SIM, mesmo no Brasil. Isso porque apesar da bandeja de chip só comportar um cartão (exceto na China e outros territórios orientais), o aparelho passou a contar com um chip virtual (eSIM). Dessa maneira, quem precisa de duas linhas telefônicas finalmente viu na Apple uma possibilidade de conciliar suas necessidades.
Com a chegada do iPhone 13, agora o celular comporta até dois números eSIM. Isso significa que, se o usuário desejar, ambos planos de telefonia móvel poderão ser cadastrados virtualmente, o que dispensaria o uso de qualquer SIM físico.
eSIM no Brasil
No Brasil, as quatro maiores operadoras de telecomunicações já trabalham com eSIM. Falamos da Claro, Oi, TIM e Vivo. A tecnologia é a mesma que permite ao Apple Watch LTE e outros smartwatches se conectarem à rede celular.
Vale lembrar que o suporte a dois eSIM na linha iPhone 13 não tornou possível o uso de uma terceira linha simultânea através do SIM físico. Assim, o usuário poderá usar um chip na bandeja com um virtual, ou apenas dois eSIM. Claro, quem for ativar uma única linha também poderá escolher qual das tecnologias irá utilizar.
Fonte: Apple