Galaxy S21 Ultra vs. iPhone 12 Pro Max: qual é o melhor topo de linha?

Por Diego Sousa | 13 de Fevereiro de 2021 às 13h00
Matheus Bigogno/Canaltech

A linha Galaxy S21 chegou ao Brasil para disputar o mercado de celulares premium com os iPhone 12. Carro-chefe da nova família da Samsung, o Galaxy S21 Ultra tem a missão de bater o iPhone 12 Pro Max como o queridinho dos criadores de conteúdo graças aos recursos de foto e vídeo profissionais, sem contar com o desempenho ideal para qualquer tipo de tarefa.

Mas qual dos dois oferece o melhor conjunto para esse tipo de perfil? Nos próximos parágrafos confira as principais diferenças entre o Galaxy S21 Ultra e o iPhone 12 Pro Max e veja qual dos dois é o melhor para você!

Construção e design

O Galaxy S21 Ultra e o iPhone 12 Pro Max têm um visual completamente diferente: o celular da Samsung oferece bordas mais finas que o iPhone, além de contar com o atual furo na tela para a câmera frontal, enquanto o modelo da Apple aposta no já datado notch em formato de “bigode”.

S21 Ultra tem um design mais atual que o modelo da Apple (Imagem: Divulgação/Samsung)

Vale mencionar, também, que o iPhone 12 não mexeu no design em relação à geração anterior, trazendo um módulo de câmeras em formato de “cooktop” que divide opiniões, diferente do S21 que resolveu dar uma cara nova à família e trazer um visual bastante diferente em relação aos modelos anteriores, com um conjunto fotográfico que se conecta à moldura do aparelho.

No mais, ambos são construídos em vidro em seus respectivos painéis traseiros, mas a moldura do S21 Ultra é de metal, contra aço inoxidável do iPhone 12. Na prática, a solução da Apple promete ser resistente, embora acumule mais marcas de dedo. Além disso, os dois trazem as soluções para telas mais resistentes atualmente, ou seja, o Ceramic Shield (iPhone 12) e o Gorilla Glass Victus (S21 Ultra).

(Imagem: Reprodução/Apple)

Tela

Como se costume na linha Galaxy S, a tela do S21 Ultra é uma das melhores do mercado: são 6,8 polegadas com tecnologia Dynamic AMOLED de 2X, resolução 2K (1440p) e taxa de atualização variável de 10 Hz a 120 Hz, ou seja, ele adapta a velocidade da tela de acordo com o conteúdo exibido. Some a isso suporte a brilho máximo de 1.500 nits, HDR10+ e contraste profundo do AMOLED, e você tem um dos conjuntos mais completos para quem gosta de consumir mídia no celular.

A tela do iPhone 12 Pro Max não faz feio, mas fica bem atrás em especificações em relação ao modelo da Samsung. Ela tem 6,7 polegadas com painel OLED e resolução um pouco acima do Full HD, oferecendo uma qualidade muito boa, mas não tão definida quanto o S21 Ultra. Além disso, ele traz apenas 60 Hz de taxa de atualização, teoricamente menos fluida que os 120 Hz do rival.

Além disso, o iPhone 12 Pro Max ainda conta com o polêmico e característico notch em formato de “bigode” para agrupar os sensores de desbloqueio e câmera frontal, enquanto o S21 Ultra traz um pequeno furo para o sensor de selfie, trazendo um maior aproveitamento frontal.

Câmeras

Teoricamente, o iPhone 12 Pro Max tem o pior conjunto fotográfico dos dois. Ele aposta em três câmeras de 12 MP cada e lentes principal, ultrawide e telefoto. Ainda há um sensor LiDAR para aprimorar os recursos de realidade aumentada e fotos em baixa luz, além de uma câmera frontal também de 12 MP.

Conjunto de câmeras do S21 Ultra é mais parruda, com cinco sensores (Imagem: Divulgação/Samsung)

Já o Galaxy S21 Ultra traz cinco sensores na traseira, sendo uma principal de 108 MP, uma ultrawide de 12 MP, duas telefoto de 10 MP cada e uma exclusiva para foco a laser. Para selfies, há um sensor de 40 MP.

Embora não possamos responder qual dos dois tem o melhor conjunto de câmeras, vale mencionar alguns diferenciais de cada um: o Galaxy S21 Ultra pode gravar em até 8K de resolução a 24 quadros por segundo (fps), mas também suporta 4K a 60 fps. Um dos principais destaques do aparelho é seu zoom de até 100x combinando as capacidades de hardware e software.

O iPhone 12 Pro Max faz gravações de vídeo em até 4K ou em HDR Dolby Vision a 60 quadros por segundo (fps). O modelo da Samsung possui mais opções filtros, além de uma interface mais completa, enquanto o iPhone tem um sistema mais simplificado.

(Imagem: Reprodução/Apple)

Se você é criador de conteúdo, provavelmente o iPhone 12 Pro Max segue como a melhor opção para redes sociais, oferecendo uma qualidade de imagem em Stories superior ao S21 Ultra. Mas a Samsung também revelou durante o lançamento da linha S21 uma melhora nos aparelhos para quem usa Snapchat, TikTok e Instagram.

Processador e memória

  • Samsung Galaxy S21 Ultra: Exynos 2100 (1x2.9 GHz Cortex-X1 & 3x2.80 GHz Cortex-A78 & 4x2.2 GHz Cortex-A55)
  • Apple iPhone 12 Pro Max: A14 Bionic (2x3.1 GHz Firestorm + 4x1.8 GHz Icestorm)

Tanto o Galaxy S21 Ultra quanto o iPhone 12 Pro Max são os primeiros modelos do mundo pertencentes à nova geração de processadores, portanto os dois se destacam pelo desempenho potente e pela eficiência energética.

Em números o modelo da Samsung é bem mais chamativo em relação ao seu rival: até 16 GB de memória RAM contra apenas 6 GB do iPhone; e versões com até 512 GB de espaço interno. Importante mencionar que, apesar das especificações mais parrudas, o S21 Ultra não é mais potente que o iPhone 12 Pro Max devido à otimização do sistema iOS, que funciona perfeitamente mesmo em hardware "inferior".

Outro detalhe que vale destacar, agora negativo, é que nenhum dos dois traz suporte para cartão de memória, portanto, se você quiser mais memória será preciso adquirir uma versão mais cara.

Bateria e carregamento

Quando o assunto é bateria, o Galaxy S21 Ultra leva vantagem pelo seu tanque de 5.000 mAh, enquanto o iPhone 12 Pro Max tem 3.687 mAh. Entretanto, o consumo de energia de ambos não deve ser muito diferente, uma vez que o modelo da Samsung traz recursos mais "gastões", como a taxa de atualização e resolução mais altas, e gravação em 8K.

Em outubro passado, a Apple foi a primeira fabricante do mundo a retirar o carregador na caixa dos seus smartphones. Muitas fabricantes tiraram sarro da situação, mas acabaram aderindo à tendência, como foi o caso da Samsung. No entanto, pelo menos aqui no Brasil quem comprar o Galaxy S21 Ultra durante a pré-venda poderá solicitar o acessório sem custo adicional, uma vantagem em relação ao iPhone 12.

(Imagem: Reprodução/Samsung)

Em termos de velocidade de carregamento, os dois smartphones não diferem muito: 25 W para o S21 Ultra e 20 W para o iPhone 12 Pro Max. Uma novidade muito bem-vinda do celular da Apple é o suporte ao carregamento magnético MagSafe, enquanto seu rival é capaz de recarregar outros aparelhos através de carregamento reverso.

Recursos extras

Como se tratam de aparelhos premium, recursos extras não faltam por aqui. Os dois tem certificação IP68 para proteção contra água e poeira, mas o iPhone 12 Pro Max se sobressai por garantir mergulhos em até 6 metros de profundidade por 30 minutos, contra 1,5 m do S21 Ultra.

Devido às bordas relativamente mais finas, o leitor de digitais do Galaxy S21 Ultra está localizado sob a tela, enquanto o iPhone 12 Pro Max só oferece o desbloqueio facial, o Face ID. Além disso, o celular da Samsung conta com um Bluetooth mais atualizado e suporte para a

Galaxy S21 Ultra vs. iPhone 12 Pro Max: qual é o melhor?

Olhando somente para os números, o Galaxy S21 Ultra parece muito superior ao iPhone 12 Pro Max, principalmente em câmeras, tela, bateria e opções de memória. Mas o iPhone 12 Pro Max se destaca entre os criadores de conteúdo devido a sua consistência em todos os departamentos, sem contar com uma maior qualidade em aplicativos de redes sociais, como Instagram, TikTok e Snapchat.

De fato, o S21 Ultra chega ao Brasil com recursos de foto e vídeo profissionais que podem conquistar o público que curte trabalhar, fotografar, gravar vídeos em alta qualidade e consumir conteúdos multimídia. Mas como o iPhone ainda é o nome preferido para esse tipo de usuário, o modelo da Samsung terá uma tarefa difícil pela frente.

E aí, Galaxy S21 Ultra ou iPhone 12 Pro Max? Qual smartphone topo de linha você gostaria de ter? Conte-nos abaixo, no campo dos comentários!

Samsung Galaxy S21 Ultra: ficha técnica

  • Tela: 6,9 polegadas Dynamic AMOLED 2X, 2K, 120 Hz, Gorilla Glass 7;
  • Chipset: Samsung Exynos 2100 OctaCore (3x 2.8 + 4x 2.4 + 1x 2.9 GHz);
  • Memória RAM: 12 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB;
  • Câmera traseira: 108 MP (principal) + 12 MP (ultra grande-angular) + 10 MP (telefoto) + 10 MP (telefoto com zoom híbrido-
  • óptico)
  • Câmera frontal: 40 MP;
  • Dimensões: 165,1 x 75,6 x 8,9 mm;
  • Peso: 228 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh com recarga rápida
  • Extras: IP68, Wireless PowerShare, ANT+, DeX, Modo Criança, Segurança de Dados Knox, Geo-Tagging, Função de
  • Sincronização, Dual SIM;
  • Cores disponíveis:
  • Sistema operacional: Android 11 com Samsung One UI 3.1.

Apple iPhone 12 Pro Max: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD (2778 x 1284 pixels), HDR;
  • Chipset: Apple A14 Bionic;
  • Memória RAM: não divulgado;
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB, sem possibilidade de expansão;
  • Câmera traseira: tripla de 12 MP (f/1.6, principal) + 12 MP (f/2.4, ultrawide) + 12 MP (f/2.0, teleobjetiva zoom 4x óptico);
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2);
  • Dimensões: 160,8 x 78,1 x 7,4 mm (AxLxP);
  • Peso: 228 gramas;
  • Bateria: capacidade não divulgada. Até 20 horas de reprodução de vídeo offline, 12 horas online, 80 horas de música,
  • recarga sem fio de 15 W;
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, suporte para WiFi 6, NFC;
  • Cores disponíveis: azul, dourado, cinza e branco;
  • Sistema operacional: iOS 14.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.