Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S21 Ultra vs. iPhone 12 Pro Max: qual é o melhor topo de linha?

Por| 13 de Fevereiro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

A linha Galaxy S21 chegou ao Brasil para disputar o mercado de celulares premium com os iPhone 12. Carro-chefe da nova família da Samsung, o Galaxy S21 Ultra tem a missão de bater o iPhone 12 Pro Max como o queridinho dos criadores de conteúdo graças aos recursos de foto e vídeo profissionais, sem contar com o desempenho ideal para qualquer tipo de tarefa.

Mas qual dos dois oferece o melhor conjunto para esse tipo de perfil? Nos próximos parágrafos confira as principais diferenças entre o Galaxy S21 Ultra e o iPhone 12 Pro Max e veja qual dos dois é o melhor para você!

Construção e design

Continua após a publicidade

O Galaxy S21 Ultra e o iPhone 12 Pro Max têm um visual completamente diferente: o celular da Samsung oferece bordas mais finas que o iPhone, além de contar com o atual furo na tela para a câmera frontal, enquanto o modelo da Apple aposta no já datado notch em formato de “bigode”.

Vale mencionar, também, que o iPhone 12 não mexeu no design em relação à geração anterior, trazendo um módulo de câmeras em formato de “cooktop” que divide opiniões, diferente do S21 que resolveu dar uma cara nova à família e trazer um visual bastante diferente em relação aos modelos anteriores, com um conjunto fotográfico que se conecta à moldura do aparelho.

No mais, ambos são construídos em vidro em seus respectivos painéis traseiros, mas a moldura do S21 Ultra é de metal, contra aço inoxidável do iPhone 12. Na prática, a solução da Apple promete ser resistente, embora acumule mais marcas de dedo. Além disso, os dois trazem as soluções para telas mais resistentes atualmente, ou seja, o Ceramic Shield (iPhone 12) e o Gorilla Glass Victus (S21 Ultra).

Continua após a publicidade

Tela

Como se costume na linha Galaxy S, a tela do S21 Ultra é uma das melhores do mercado: são 6,8 polegadas com tecnologia Dynamic AMOLED de 2X, resolução 2K (1440p) e taxa de atualização variável de 10 Hz a 120 Hz, ou seja, ele adapta a velocidade da tela de acordo com o conteúdo exibido. Some a isso suporte a brilho máximo de 1.500 nits, HDR10+ e contraste profundo do AMOLED, e você tem um dos conjuntos mais completos para quem gosta de consumir mídia no celular.

A tela do iPhone 12 Pro Max não faz feio, mas fica bem atrás em especificações em relação ao modelo da Samsung. Ela tem 6,7 polegadas com painel OLED e resolução um pouco acima do Full HD, oferecendo uma qualidade muito boa, mas não tão definida quanto o S21 Ultra. Além disso, ele traz apenas 60 Hz de taxa de atualização, teoricamente menos fluida que os 120 Hz do rival.

Continua após a publicidade

Além disso, o iPhone 12 Pro Max ainda conta com o polêmico e característico notch em formato de “bigode” para agrupar os sensores de desbloqueio e câmera frontal, enquanto o S21 Ultra traz um pequeno furo para o sensor de selfie, trazendo um maior aproveitamento frontal.

Câmeras

Teoricamente, o iPhone 12 Pro Max tem o pior conjunto fotográfico dos dois. Ele aposta em três câmeras de 12 MP cada e lentes principal, ultrawide e telefoto. Ainda há um sensor LiDAR para aprimorar os recursos de realidade aumentada e fotos em baixa luz, além de uma câmera frontal também de 12 MP.

Continua após a publicidade

Já o Galaxy S21 Ultra traz cinco sensores na traseira, sendo uma principal de 108 MP, uma ultrawide de 12 MP, duas telefoto de 10 MP cada e uma exclusiva para foco a laser. Para selfies, há um sensor de 40 MP.

Embora não possamos responder qual dos dois tem o melhor conjunto de câmeras, vale mencionar alguns diferenciais de cada um: o Galaxy S21 Ultra pode gravar em até 8K de resolução a 24 quadros por segundo (fps), mas também suporta 4K a 60 fps. Um dos principais destaques do aparelho é seu zoom de até 100x combinando as capacidades de hardware e software.

O iPhone 12 Pro Max faz gravações de vídeo em até 4K ou em HDR Dolby Vision a 60 quadros por segundo (fps). O modelo da Samsung possui mais opções filtros, além de uma interface mais completa, enquanto o iPhone tem um sistema mais simplificado.

Continua após a publicidade

Se você é criador de conteúdo, provavelmente o iPhone 12 Pro Max segue como a melhor opção para redes sociais, oferecendo uma qualidade de imagem em Stories superior ao S21 Ultra. Mas a Samsung também revelou durante o lançamento da linha S21 uma melhora nos aparelhos para quem usa Snapchat, TikTok e Instagram.

Processador e memória

  • Samsung Galaxy S21 Ultra: Exynos 2100 (1x2.9 GHz Cortex-X1 & 3x2.80 GHz Cortex-A78 & 4x2.2 GHz Cortex-A55)
  • Apple iPhone 12 Pro Max: A14 Bionic (2x3.1 GHz Firestorm + 4x1.8 GHz Icestorm)

Tanto o Galaxy S21 Ultra quanto o iPhone 12 Pro Max são os primeiros modelos do mundo pertencentes à nova geração de processadores, portanto os dois se destacam pelo desempenho potente e pela eficiência energética.

Continua após a publicidade

Em números o modelo da Samsung é bem mais chamativo em relação ao seu rival: até 16 GB de memória RAM contra apenas 6 GB do iPhone; e versões com até 512 GB de espaço interno. Importante mencionar que, apesar das especificações mais parrudas, o S21 Ultra não é mais potente que o iPhone 12 Pro Max devido à otimização do sistema iOS, que funciona perfeitamente mesmo em hardware "inferior".

Outro detalhe que vale destacar, agora negativo, é que nenhum dos dois traz suporte para cartão de memória, portanto, se você quiser mais memória será preciso adquirir uma versão mais cara.

Bateria e carregamento

Quando o assunto é bateria, o Galaxy S21 Ultra leva vantagem pelo seu tanque de 5.000 mAh, enquanto o iPhone 12 Pro Max tem 3.687 mAh. Entretanto, o consumo de energia de ambos não deve ser muito diferente, uma vez que o modelo da Samsung traz recursos mais "gastões", como a taxa de atualização e resolução mais altas, e gravação em 8K.

Continua após a publicidade

Em outubro passado, a Apple foi a primeira fabricante do mundo a retirar o carregador na caixa dos seus smartphones. Muitas fabricantes tiraram sarro da situação, mas acabaram aderindo à tendência, como foi o caso da Samsung. No entanto, pelo menos aqui no Brasil quem comprar o Galaxy S21 Ultra durante a pré-venda poderá solicitar o acessório sem custo adicional, uma vantagem em relação ao iPhone 12.

Em termos de velocidade de carregamento, os dois smartphones não diferem muito: 25 W para o S21 Ultra e 20 W para o iPhone 12 Pro Max. Uma novidade muito bem-vinda do celular da Apple é o suporte ao carregamento magnético MagSafe, enquanto seu rival é capaz de recarregar outros aparelhos através de carregamento reverso.

Recursos extras

Continua após a publicidade

Como se tratam de aparelhos premium, recursos extras não faltam por aqui. Os dois tem certificação IP68 para proteção contra água e poeira, mas o iPhone 12 Pro Max se sobressai por garantir mergulhos em até 6 metros de profundidade por 30 minutos, contra 1,5 m do S21 Ultra.

Devido às bordas relativamente mais finas, o leitor de digitais do Galaxy S21 Ultra está localizado sob a tela, enquanto o iPhone 12 Pro Max só oferece o desbloqueio facial, o Face ID. Além disso, o celular da Samsung conta com um Bluetooth mais atualizado e suporte para a

Galaxy S21 Ultra vs. iPhone 12 Pro Max: qual é o melhor?

Olhando somente para os números, o Galaxy S21 Ultra parece muito superior ao iPhone 12 Pro Max, principalmente em câmeras, tela, bateria e opções de memória. Mas o iPhone 12 Pro Max se destaca entre os criadores de conteúdo devido a sua consistência em todos os departamentos, sem contar com uma maior qualidade em aplicativos de redes sociais, como Instagram, TikTok e Snapchat.

Continua após a publicidade

De fato, o S21 Ultra chega ao Brasil com recursos de foto e vídeo profissionais que podem conquistar o público que curte trabalhar, fotografar, gravar vídeos em alta qualidade e consumir conteúdos multimídia. Mas como o iPhone ainda é o nome preferido para esse tipo de usuário, o modelo da Samsung terá uma tarefa difícil pela frente.

E aí, Galaxy S21 Ultra ou iPhone 12 Pro Max? Qual smartphone topo de linha você gostaria de ter? Conte-nos abaixo, no campo dos comentários!

Samsung Galaxy S21 Ultra: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: 6,9 polegadas Dynamic AMOLED 2X, 2K, 120 Hz, Gorilla Glass 7;
  • Chipset: Samsung Exynos 2100 OctaCore (3x 2.8 + 4x 2.4 + 1x 2.9 GHz);
  • Memória RAM: 12 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB;
  • Câmera traseira: 108 MP (principal) + 12 MP (ultra grande-angular) + 10 MP (telefoto) + 10 MP (telefoto com zoom híbrido-
  • óptico)
  • Câmera frontal: 40 MP;
  • Dimensões: 165,1 x 75,6 x 8,9 mm;
  • Peso: 228 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh com recarga rápida
  • Extras: IP68, Wireless PowerShare, ANT+, DeX, Modo Criança, Segurança de Dados Knox, Geo-Tagging, Função de
  • Sincronização, Dual SIM;
  • Cores disponíveis:
  • Sistema operacional: Android 11 com Samsung One UI 3.1.

Apple iPhone 12 Pro Max: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD (2778 x 1284 pixels), HDR;
  • Chipset: Apple A14 Bionic;
  • Memória RAM: não divulgado;
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB, sem possibilidade de expansão;
  • Câmera traseira: tripla de 12 MP (f/1.6, principal) + 12 MP (f/2.4, ultrawide) + 12 MP (f/2.0, teleobjetiva zoom 4x óptico);
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2);
  • Dimensões: 160,8 x 78,1 x 7,4 mm (AxLxP);
  • Peso: 228 gramas;
  • Bateria: capacidade não divulgada. Até 20 horas de reprodução de vídeo offline, 12 horas online, 80 horas de música,
  • recarga sem fio de 15 W;
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, suporte para WiFi 6, NFC;
  • Cores disponíveis: azul, dourado, cinza e branco;
  • Sistema operacional: iOS 14.