Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia X20 vs Nokia 5.4: o que muda entre as gerações?

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Abril de 2021 às 17h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O Nokia X20 é o carro-chefe dessa nova geração de smartphones intermediários da HMD Global. Embora a HMD não tenha deixado muito claro, o lançamento é praticamente uma versão atualizada do Nokia 5.4, lançado em dezembro passado, e aposta em tecnologia 5G, conjunto fotográfico otimizado pela Zeiss e promessa de até três anos de atualização do Android, um diferencial muito bem-vindo atualmente.

Mas, afinal, o que o Nokia X20 trouxe de novidade em relação ao Nokia 5.4, seu antecessor espiritual? Considerando que, no momento da publicação desta matéria, somente o 5.3 está à venda no Brasil, qual dos dois seria uma opção mais interessante para trazer ao mercado brasileiro e disputar no mercado intermediário com a Samsung e a Motorola? Colocamos os dois lado a lado para destacar as principais diferenças e semelhanças entre os dois.

Construção e design

A HMD segue adotando a mesma identidade visual em seus smartphones há alguns anos e a nova geração continua inalterada: a tampa traseira é de plástico e conta com um módulo de câmera em forma circular, enquanto a parte frontal traz bordas inferiores mais visíveis para acomodar o logo da Nokia. Há quem ache o visual um tanto quanto ultrapassado devido ao excesso de bordas, mas no geral a aparência é agradável e original, distanciando-se das câmeras em formato de “dominó”.

Continua após a publicidade

Uma diferença entre os dois está na posição do leitor de impressões digitais, já que o Nokia X20 oferece o sensor biométrico na lateral, embutido no botão de energia, e o Nokia 5.4 traz a peça na traseira, logo abaixo das câmeras. As duas soluções devem desempenhar bem a sua proposta, embora a localização do X20 possa dificultar o desbloqueio em pessoas canhotas.

Uma novidade nos dois aparelhos é o recorte circular na tela para a câmera frontal, estando este presente no canto esquerdo no Nokia 5.4 e centralizado no Nokia X20, assumindo assim o que temos visto em rivais de Samsung e Xiaomi. Infelizmente eles não oferecem uma construção revestida contra d’água, algo que os modelos da Motorola, provavelmente sua principal concorrente no Brasil, trazem há alguns anos.

Continua após a publicidade

Tela

  • Nokia X20: 6,67 polegadas, resolução Full HD+, IPS LCD, 60 Hz;
  • Nokia 5.4: 6,39 polegadas, resolução HD+, IPS LCD, 60 Hz.

Se em construção e design os dois são bastante parecidos, quando o assunto é tela o Nokia X20 traz evoluções importantes em relação ao “irmão”. Ele conta com 6,67 polegadas, contra 6,39’’ do Nokia 5.4, e resolução Full HD+, o que deve trazer muito mais qualidade durante vídeos no YouTube e filmes na Netflix do que o HD+ do seu antecessor.

Continua após a publicidade

Além disso, os dois são equipados com um painel IPS LCD, que deve oferecer brilho razoável e cores mais naturais. Infelizmente, o novo Nokia X20 não traz taxa de atualização mais alta, característica que vem sendo cada vez mais adotada entre os smartphones intermediários, portanto a experiência em jogos não deve ser muito diferente nos dois aparelhos.

Câmera

  • Nokia X20: 64 MP (principal) + 5 MP (ultra grande-angular) + 2 MP (profundidade) + 2 MP (macro) + 32 MP (frontal);
  • Nokia 5.4: 48 MP (principal) + 5 MP (ultra grande-angular) + 2 MP (profundidade) + 2 MP (macro) + 16 MP (frontal).

Outro ponto onde o Nokia X20 se destaca é no departamento de câmeras. Ele conta com quatro sensores, assim como o Nokia 5.4, sendo um principal de 64 MP, um ultra grande-angular de 5 MP e dois sensores auxiliares de 2 MP cada, com lentes macro e profundidade.

Continua após a publicidade

A principal novidade do lançamento são as melhorias no software de câmera desenvolvidas em parceria com a ZEISS, companheira de longa data da Nokia. Segundo a empresa, o smartphone é capaz de utilizar dois sensores simultaneamente para gravar vídeos ou tirar fotos, uma solução semelhante ao Modo Visão do Diretor do Galaxy S21. O Nokia X20 também traz o Modo Cinema, que habilita a gravação de vídeos com 24 fps em proporção 21:9.

O Nokia 5.4, por outro lado, mantém basicamente as configurações do seu irmão, mas o sensor principal de 64 MP é substituído por um de 48 MP. Além disso, não há nenhum tratamento especial por aqui, com exceção de alguns filtros de vídeo. Na parte da frente, o Nokia X20 também leva vantagem pela câmera de selfies de 32 MP, enquanto o Nokia 5.4 é equipado com um sensor de 16 MP.

Processamento e memória

  • Nokia X20:Qualcomm Snapdragon 480 5G octa-core
  • Nokia 5.4: Qualcomm Snapdragon 662 octa-core
Continua após a publicidade

À primeira vista, pode parecer que o Nokia X20, por possuir um processador da série Snapdragon 400, seja mais fraco que Nokia 5.4, que traz um modelo da linha 600, mas não é bem assim. O lançamento é equipado com o recente Snapdragon 480, com oito núcleos rodando a até 2 GHz e modem Snapdragon X51 para conexão 5G. A parte gráfica também é mais potente que a presente no irmão, já que ele traz uma Adreno 619.

Apesar de ser ligeiramente menos potente, o Nokia 5.4 não deve fazer feio no segmento intermediário: ele possui o popular Snapdragon 662, também de oito núcleos trabalhando a até 2 GHz, além de memória RAM até 6 GB e espaço interno até 128 GB — as mesmas opções do Nokia X20. Vale lembrar que ambos contam com suporte para expansão de memória via cartão microSD.

Bateria e recursos extras

O Nokia X20 é equipado com uma bateria ligeiramente maior que a da geração anterior: são 4.470 mAh, contra 4.000 mAh do irmão. Apesar disso, o Snapdragon 480 5G presente no lançamento é fabricado no processo de 8 nm, o que, na teoria, promete consumir bem menos energia nas mesmas tarefas em relação ao Snapdragon 662. Infelizmente, nenhum dos dois conta com suporte para carregamento rápido, mas ambos trazem uma porta USB-C.

Continua após a publicidade

Como mencionado mais acima, o Nokia X20 é o único com 5G dos dois, característica que vem sendo cada vez mais pedida pelos consumidores. Outra novidade do aparelho é a garantia de atualização do Android para o Android 14, algo que com certeza dá uma sobrevida ao aparelho. O Nokia 5.4, no entanto, também foi lançado com promessa de update por três anos, devendo ir até o Android 13.

As novidades valem o investimento?

A resposta é: com certeza. O Nokia X20 evoluiu em muitas frentes em relação ao Nokia 5.4. A tela agora oferece resolução Full HD e um tamanho maior para assistir a filmes e séries com mais conforto; o departamento de câmeras passa a ser otimizado pela ZEISS, ou seja, a qualidade das imagens promete ser bem melhor; o processador é mais competente, ao mesmo tempo em que oferece um menor consumo de energia; e a adição da tecnologia 5G, característica que vem sendo muito pedida pelos consumidores.

Continua após a publicidade

Caso o Nokia X20 seja lançado no Brasil, o aparelho deve oferecer um conjunto bem mais competitivo do que o Nokia 5.4, à altura do Moto G30 da Motorola e alguns modelos intermediários da Samsung. Resta aguardar e torcer por um preço em conta, pelo menos.

O que você achou do Nokia X20? Ele seria uma melhor adição ao mercado brasileiro? Conte-nos abaixo, no campo dos comentários!

Nokia X20: ficha técnica

  • Tela: 6,67 polegadas, resolução Full HD+;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 480 5G;
  • Memória RAM: 4 ou 6 GB;
  • Armazenamento interno: 64 ou 128 GB;
  • Câmera traseira: quádrupla — 64, 5, 2 e 2 megapixels (principal, grande-angular,
    macro e profundidade);
  • Câmera frontal: 32 MP;
  • Bateria: 4.480 mAh;
  • Extras: recarga de 10 W, leitor de digitais na lateral, Bluetooth 5.0, 5G DSS, Sub-6GHz;
  • Sistema operacional: Android 11, com promessa de três anos de atualizações de
    segurança.
Continua após a publicidade

Nokia 5.4: ficha técnica

  • Tela: 6,39 polegadas, resolução HD+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 662;
  • Memória RAM: 4 ou 6 GB;
  • Armazenamento interno: 64 ou 128 GB;
  • Câmera traseira: quádrupla — 48, 5, 2 e 2 megapixels (principal, grande-angular,
  • macro e profundidade);
  • Câmera frontal: 16 megapixels;
  • Bateria: 4.000 mAh, recarga com fio de 10 W;
  • Extras: entrada para fones de ouvido, rádio FM, leitor de digitais na traseira, NFC (em algumas regiões);
  • Sistema operacional: Android 11, com promessa de três anos de atualizações de
  • segurança.