Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como resetar um celular Samsung Galaxy

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2023 às 15h10

Link copiado!

 Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash

Você pode resetar um celular Samsung Galaxy antes de enviá-lo para assistência técnica ou doá-lo ou vendê-lo para alguém, por exemplo. É possível fazer a formatação de forma simples pelo próprio sistema operacional, sem precisar acessar menus avançados do dispositivo.

Esse tipo de restauração apaga todos os dados presentes na memória do aparelho — incluindo conversas do WhatsApp, conta do Google e todos os aplicativos baixados. No entanto, antes de resetar seu Samsung Galaxy, é recomendável fazer backup para restaurar arquivos do Android e garantir que você não vai perder nada de importante no processo.

Como resetar um celular Samsung Galaxy

Continua após a publicidade

Há uma grande variedade de celulares Samsung Galaxy no mercado, sendo que muitos deles contam com formas únicas de formatação. Contudo, existe um método universal que pode ser feito na maioria dos aparelhos da marca sul-coreana. Confira como fazer:

  1. Na tela inicial, deslize para aparecer a barra de notificações;
  2. Toque no ícone de engrenagem;
  3. Deslize para baixo e toque na opção “Gerenciamento geral”;
  4. Toque em “Restaurar”;
  5. Toque em “Restaurar padrão de fábrica”;
  6. Deslize a tela para baixo e toque em “Redefinir”;
  7. Confirme sua senha;
  8. Toque em “Apagar tudo”.

Depois de executar esse processo, o celular será reiniciado algumas vezes até que retorne aos padrões de fábrica, exigindo que você configure novamente suas contas do Google da Samsung e instale todos os aplicativos básicos outra vez.

Como dar hard reset em um celular Samsung Galaxy

O hard reset é um tipo de formatação mais drástica nos celulares Samsung Galaxy que remove todas as atualizações do aparelho, bem como dados relacionados a aplicativos e arquivos armazenados na memória. O objetivo desse tipo de limpeza é garantir que o celular esteja do mesmo jeito quando foi fabricado, com Android e aplicativos com atualizações da época em que foi retirado da caixa original.

Antes de seguir com o processo, vale recomendar que você remova sua conta do Google do aparelho para garantir que ela não seja bloqueada. Outra recomendação é preservar pelo menos 60% da bateria do celular para que o hard reset não seja interrompido durante o processo.

Como exemplo, o processo foi feito em um Samsung Galaxy A30s. Não há como usar o toque para selecionar opções na BIOS do aparelho, então você deve usar as teclas de volume para navegar no menu e o botão de ligar/desligar para escolher a opção desejada. Confira:

  1. Desligue o celular;
  2. Pressione e segure os botões ligar/desligar e volume alto ao mesmo tempo;
  3. Selecione a opção “Wipe data/Factory”
  4. Escolha “Redefinição para configuração original”;
  5. Selecione “Reboot system now”.

Continua após a publicidade

O processo pode variar entre os diferentes tipos de aparelho Samsung Galaxy, pois em alguns deles é necessário pressionar e segurar os botões “Home” e “Volume baixo” com o celular desligado para acessar a restauração de fábrica.

Já em modelos com o botão “Bixby, você deve apertar e segurar “Ligar/Desligar” e “Volume baixo”. Depois que o celular vibrar, é necessário pressionar e segurar os botões “Ligar/Desligar”, “Volume baixo” e o botão “Bixby” para acessar a BIOS.

Quem quiser também pode resetar um Samsung Galaxy usando opções disponíveis no próprio Android, caso queira uma limpeza mais profunda no aparelho.