Como fazer portabilidade para TIM
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |

Atualmente há como fazer portabilidade para TIM de maneira prática e sem precisar sair de casa — uma vez que o processo acontece dentro do site da operadora. Mas claro que quem quiser ser atendido presencialmente para realizar a migração também pode visitar uma loja da empresa: é só levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma fatura de operadora atual.
Como fazer a portabilidade TIM?
Se você quer fazer a migração do seu número para a TIM online, do jeito mais cômodo possível, é só seguir todas as orientações abaixo:
- Acesse o site da TIM (tim.com.br);
- Clique em “Conhecer” em um plano desejado;
- Clique em “Contratar”, no lado inferior direito da tela;
- Selecione “Trazer meu número para a TIM”;
- Preencha seus dados e clique em “Continuar” em cada etapa;
- Selecione uma forma de pagamento e a data de vencimento da fatura para concluir o processo.
O que acontece depois?
Agora é só esperar a TIM analisar o seu pedido de portabilidade e responder se sua conta é válida para ingressar na operadora. O prazo de análise gira em torno de 48 horas. Depois disso, um chip com um número provisório é enviado para o seu endereço, caso você seja aprovado. Desta forma é possível usar o novo número antes mesmo do processo de portabilidade ser concluído.
Para deixar tudo ainda mais fácil, você não precisa informar sua antiga operadora sobre a migração para a TIM, pois o processo é concluído de forma automática após dois dias da ativação do chip da TIM. Por fim, a operadora envia um SMS e um e-mail informando que a portabilidade está concluída e que você já é cliente dela.
Se você já recebeu o chip novo, aprenda como bloquear ou desbloquear um chip da TIM. Veja também como ativar eSIM na operadora para finalmente poder usá-lo no seu celular. Veja também como fazer portabilidade para Vivo e Claro.