Publicidade

Como ativar eSIM na TIM?

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Setembro de 2022 às 16h33

Link copiado!

Reprodução/TIM
Reprodução/TIM
Tudo sobre TIM

Assim como as outras duas principais operadoras do Brasil, a TIM disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de ativar o eSIM em celulares compatíveis. A tecnologia é baseada em um processador adicional na placa-mãe do smartphone que atua como um chip SIM físico, mas sendo ativado e gerenciado de maneira totalmente virtual. Mesmo com um processo de ativação similar, é importante notar que o eSIM da TIM é o único das três empresas de telefonia a não possuir opção de compra virtual.

Comprando o eSIM da TIM

Em seu site oficial, a TIM não apresenta informações sobre a compra do eSIM online. A empresa indica apenas que usuários interessados precisam comparecer a uma loja física, e disponibiliza um link listando as unidades onde estão disponíveis smartphones compatíveis com a funcionalidade. Ainda que não haja uma explicação, é possível que a estratégia seja uma medida para garantir uma ativação mais segura.

Continua após a publicidade

Outra limitação importante é que apenas pessoas físicas podem solicitar o recurso, não havendo disponibilidade para empresas no momento. Além disso, diferente de Claro e Vivo, a TIM não detalha se há ou não uma maneira de vincular um smartwatch ao plano que o cliente já possui, nem apresenta explicações quanto à portabilidade ou à transição de uma linha de cartão SIM tradicional para o eSIM.

A empresa destaca ainda os benefícios da tecnologia que poderá eventualmente substituir o chip físico, como a contratação facilitada de planos durante viagens e a impossibilidade de ser removido, o que pode agilizar as buscas de um celular furtado. A tecnologia também permite a coexistência de linhas de múltiplas operadoras, com diferentes perfis, mesmo que apenas uma delas possa estar ativa simultaneamente junto a um SIM comum.

Celulares compatívels com eSIM da TIM

Continua após a publicidade

Mais uma vez de maneira similar a outras prestadoras de serviços, uma lista seleta de smartphones tem suporte garantido pela marca, apresentada abaixo:

Apple

Motorola

Continua após a publicidade
  • Razr 2019

Samsung

A ativação do eSIM em telefones que não estejam listados, ainda que possuam o componente integrado, não é desencorajada, mas como no caso das concorrentes, é provável que a TIM não forneça garantia.

Continua após a publicidade

Como ativar eSIM na TIM?

Após comparecer à loja e solicitar a ativação do eSIM, a TIM fornecerá um QR code exigido para a conclusão do processo. Com o código em mãos, é necessário escaneá-lo utilizando a câmera do celular, que exibirá uma mensagem perguntando se você quer ativar o eSIM e adicionar o plano embutido no código. O processo é simples e guiado pelo próprio aparelho.

Caso outro tipo de código seja disponibilizado, ou ainda se o aplicativo de câmera não for capaz de reconhecer o QR code, também é possível acionar o recurso através da configurações do celular, seguindo o caminho Configurações > Conexões > Redes móveis > Gerenciador de cartão SIM > Adicionar plano móvel.

Continua após a publicidade

Fonte: TIM