Como conectar o seu celular na TV em poucos passos

Como conectar o seu celular na TV em poucos passos

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 21 de Janeiro de 2022 às 09h55
Foto: David Švihovec (Unsplash)

Se você não abre mão de utilizar telas amplas, saber como conectar o celular na TV é de grande utilidade. Afinal, com isso, você poderá espelhar a tela do dispositivo ou transmitir conteúdos sempre que quiser. E, felizmente, essa é uma possibilidade até mesmo para quem não tem uma Smart TV.

Mas, ainda que o processo seja viável na maioria dos casos, ele nem sempre é fácil. O cenário mais simples é aquele em que o usuário possui uma Smart TV. Isso porque grande parte dos modelos à venda no mercado adotam a tecnologia Miracast (para confirmar se esse é o seu caso, leia a ficha técnica do produto).

Apesar disso, a qualidade do vídeo é diretamente afetada pela conexão Wi-Fi. Conexões que atendem ao formato Miracast reproduzem apenas em Full HD na maioria dos casos (4K em acessórios e modelos selecionados). Em aparelhos compatíveis, o vídeo pode chegar a 90 quadros por segundos e ter áudio 5.1.

É importante observar que cada fabricante dá um nome diferente para o Miracast: a LG usa o nome Screen Share (conforme demonstrado na imagem acima), enquanto a Samsung adota o termo “Screen Mirroring”. Essa tecnologia, aliás, utiliza o mesmo protocolo do Chromecast. Felizmente, não há muito segredo aqui.

Como conectar o celular na Smart TV com Android

1. No Android, abra o "Painel de Notificações" deslizando seu dedo para baixo. Entre as opções, clique em "Smart View". O nome do recurso pode variar conforme o modelo do celular;

2. Depois, basta selecionar a TV entre a lista de dispositivos identificados.

O recurso pode mudar de nome conforme a fabricante e o modelo do celular (Captura: Felipe Freitas)

Como conectar o celular na Smart TV com iPhone

A Apple lista em seu site todos os dispositivos que são compatíveis com o Airplay, tecnologia de espelhamento do iOS. Para saber se o seu televisor está incluso, dê uma olhada no comunicado oficial.

1. Se você tem iPhone, acesse a Central de Controle do aparelho. Para tanto, basta deslizar o dedo para cima. Depois, clique no ícone do Airplay para espelhar a tela;

2. Em seguida, selecione a TV para iniciar a transmissão.

No iPhone, use o Airplay para espelhar a tela do celular na TV (Captura: Lucas Wetten)

Bom, se você confirmou que a sua TV possui a tecnologia, mas o botão não aparece, as informações abaixo podem te ajudar:

  • No caso do iPhone pode ser necessário a instalação de algum aplicativo do fabricante da TV. Siga as instruções que irão aparecer na tela da sua Smart TV para fazer essa configuração usando o iOS;

  • A partir do Android 4.2 você encontra o espelhamento de tela como um ícone na central de atalhos do sistema na maioria dos aparelhos de diferentes fabricantes;

  • Celulares da LG e da Samsung trazem esse mesmo atalho descrito como Screen Share e Screen Mirroring respectivamente;

  • Celulares mais recentes da Samsung podem trazer o atalho "Smart View" no lugar do antigo. A conexão é a mesma, porém, a qualidade do espelhamento pode ser levemente superior entre TVs e smartphones Samsung;

  • Se você não achar o ícone na central de atalhos do Android, vá em “Configuração do sistema”, clique na aba “Tela” e em "Espelhar tela". Em alguns aparelhos essa opção pode ser encontrada no menu "Dispositivos conectados", dentro da aba "Preferências de conexão" (imagem abaixo).
Em alguns celulares Android, o recurso está na tela "Preferências de conexão" (Captura: Bruno Salutes)

Como conectar o celular na TV com Chromecast

Se a sua televisão não for smart, fique tranquilo. Atualmente, existem diversos dongles que solucionam esse problema. Entre eles, o mais popular é o Chromecast. Para conectar e instalar o Chromecast na sua TV, dê uma olhada neste tutorial.

Além do dongle da Google, há também outras opções, como Mi Box TV, o Amazon Fire TV Stick ou outro set-top box, como a IPTV, por exemplo.

Cada um deles é configurado de formas diferentes. Mas, em geral, esses acessórios se ligam à TV pelo cabo HDMI e precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi do celular. Após a configuração correta, você já pode usar o espelhamento.

1. Para isso, basta acessar um aplicativo que seja compatível com a tecnologia. Se tudo estiver em ordem, você verá um botão de espelhamento em algum lugar da tela;

2. Clique sobre ele, selecione a TV e aguarde a transmissão do conteúdo. No aplicativo do Google Home, é possível nomear todos os dispositivos da fabricante que você cadastrou. Na captura de tela abaixo, o dongle é identificado como "Sala de estar".

Com o Chromecast, o ícone de espelhamento é exibido nos apps compatíveis (Captura: Kris Gaiato)

Vale destacar que, nesse caso, o que será espelhado é o conteúdo, não a tela (com botões, menus e outros detalhes). E, apesar do grande trunfo de transformar uma TV em smart, aqui existe o mesmo problema da conexão nativa. Se o seu Wi-Fi for lento, você terá reproduções mais instáveis e de menor qualidade.

Como conectar o celular na TV com cabo

Além das soluções apresentadas acima, há também a transmissão por cabo. Existem dois padrões de cabos que podem ser utilizados aqui: o SlimPort, que tem entrada USB Mini e saída HDMI, e o MHL.

No primeiro caso, basta espetá-lo na porta USB do celular. Para que isso funcione, o celular precisa ter Android 5.0 ou superior. Se o seu aparelho tem porta USB-C, lembre-se de usar um adaptador.

O padrão MHL, por sua vez, possui entrada microUSB ou Mini HDMI e saída HDMI. Essa é uma opção mais barata, mas exige que o celular esteja ligado à energia enquanto se conecta à TV. Aqui, o funcionamento é o mesmo: basta conectar os dispositivos e tudo será espelhado na tela da sua televisão.

Entre os métodos citados nesse guia, conexão por cabos é a mais recomendada, já que oferece mais velocidade e suporta formatos melhores de áudio e vídeo, como 4K (8K em TVs compatíveis), som Surround 5.1 e 7.1 e DTS.

Além disso, essa é a saída mais prática em algumas situações, já que não exige acesso à internet. Mas, caso queira assistir algum conteúdo disponível na Web, o usuário pode simplesmente baixar filmes e vídeos no celular e transmiti-los de modo offline.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.