Chip do Galaxy S26 com GPU AMD tem detalhes técnicos vazados
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Informações técnicas detalhadas a respeito do Exynos 2600, o novo processador avançado que estará na linha de Galaxy S26, foram divulgadas pelo perfil @UniverseIce. O chip promete trazer saltos significativos de performance e eficiência energética, entre outras melhorias.
- Qual é o melhor Samsung Galaxy A para comprar em 2025?
- 6 recursos que só existem em celulares da Samsung
Para as tarefas de processamento gráfico com a GPU, a Samsung manterá sua colaboração com a AMD. Para a nova plataforma, é esperado um ganho de performance de até 29% quando comparado ao processador Snapdragon 8 Elite.
A GPU já foi identificada sob o codinome AMD JUNO, com a possibilidade de assumir o nome comercial Xclipse 960, e opera com uma velocidade de clock de 985 MHz. Ela ainda suporta as APIs OpenGL ES 3.2, OpenCL 3.0 e Vulkan 1.3.
Também é esperada uma melhoria geral 27% superior à do Exynos 2400 visto na linha Galaxy S24. Para o controle de temperatura, a plataforma deve ter integração da tecnologia HPB (Heat Path Block), com um dissipador de cobre passivo acoplado diretamente ao chip, que ajuda a eficiência térmica em 30% por tempos prolongados.
A arquitetura do Exynos 2600
O vazamento também aponta que o Exynos 2600 deve adotar uma configuração de 10 núcleos em três clusters (1+3+6). Destaca-se o core principal com clock de até 3,90 GHz, embora exista a possibilidade de uma limitação técnica para 3,80 GHz para controle de consumo.
O conjunto inclui ainda três núcleos de desempenho operando a 3,25 GHz e seis núcleos de eficiência a 2,75 GHz.
Além disso, o processador é baseado na nova plataforma Arm Lumex, desenvolvida com o objetivo de acelerar o processamento de tarefas relacionadas à Inteligência Artificial (IA).
Resultados obtidos previamente na plataforma Geekbench 6 mostraram 3.455 a 3.959 pontos em single-core, resultados próximos do chip Apple M5 em determinadas categorias. Já na pontuação multi-core, os valores situam-se no intervalo de 11.621 a 12.010 pontos.
Além disso, o desempenho neural (NPU) deve ser 30% superior ao Snapdragon 8 Elite, e até seis vezes mais potente que o chip Apple A19 Pro em tarefas específicas.
Por enquanto, todas as expectativas são preliminares. Os resultados reais do Exynos 2600 somente serão atestados na vida real após o lançamento dos novos celulares da Samsung.
No entanto, a distribuição do Exynos 2600 poderá enfrentar restrições por causa de desafios encontrados na taxa de rendimento da produção de 2 nanômetros.
Por isso, o modelo Galaxy S26 Ultra pode ser equipado apenas com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 em todo o mundo. Já os modelos Galaxy S26 e S26+ poderão receber o Exynos 2600 apenas na Coreia do Sul, enquanto o restante do planeta utilizaria as plataformas da Qualcomm.
Mesmo assim, um lançamento global dos S26/S26 Plus com Exynos não está descartado. A produção em massa e o anúncio oficial da linha são esperados para o início de 2026, possivelmente no evento Unpacked de janeiro ou fevereiro.
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi lança versão global de 3 novos Redmi Note 15
- Realme traz novo top de linha ao Brasil: conheça o GT 8 Pro com câmera modular
- iPhone 18 Pro pode ter mudança brusca de visual na tela; entenda