O que é OpenGL?

Logo oficial OpenGL

Muitas placas de vídeo vendidas atualmente trazem em algum lugar de seus manuais qual é a versão do OpenGL suportada. Embora essa informação possa passar despercebida por muitas pessoas, essa linguagem se tornou o padrão da indústria de computação gráfica e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre ela.

No final da década de 1980, a Silicon Graphics Inc. (SGI) criou o IRIS GL, primeiro padrão gráfico que alcançou visibilidade o suficiente para chamar a atenção da indústria. Antes disso cada fabricante implementava o seu próprio padrão em seus produtos, o que dificultava o desenvolvimento de aplicações que fossem compatíveis com várias plataformas.

Como grandes players na época - como a Sun Microsystems e a IBM - tinham escolhido adotar o padrão PHIGS (Programmer’s Hierarchical, Graphics System), a SGI teve que disponibilizar a API do IRIS GL de forma aberta para se manter na concorrência, e assim continuar atraindo grandes fabricantes de hardware que já estavam adotando o padrão.

Projeção 3D com OpenGL

O problema foi que a SGI considerou que a API do Iris continha muitos trechos de código proprietário, então era do interesse da empresa que as fabricantes continuassem comprando o hardware fabricado por ela. A ramificação que continua em desenvolvimento até hoje por um grande grupo de empresas ganhou o nome de OpenGL, padrão que agrega contribuições inclusive da própria SGI.

Empresas como 3DLab, AMD, Dell, Evans&Sutherland, HP, IBM, Intel, Matrox, NVIDIA e Sun fazem parte do conselho que mantém o padrão, onde IBM e Sun (atual Oracle) reconheceram a superioridade do formato e passaram a suportá-lo, abandonando o padrão PHIGS.

O resultado dessa história toda é que o OpenGL hoje está na versão 4.2 com várias centenas de funções que tiram todo o proveito o hardware de vídeo disponível, com recursos de pararelismo massivo, características ideais para quem deseja construir aplicações gráficas, sejam voltadas para jogos ou videos.

Por ser um padrão aberto, qualquer usuário que desejar utilizar esse padrão pode fazer isso sem se preocupar com pagamentos de licenças.

Você programa ou conhece algum programador que utilize OpenGL?

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.