Chinesa estaria "matando" celulares de quem tenta instalar "Android proibido"
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A OnePlus passou a implementar uma mudança silenciosa em alguns de seus celulares que pode inutilizar os dispositivos caso sejam instaladas versões paralelas de software. A nova política foi identificada em fóruns internacionais de desenvolvedores.
- Qual é o "melhor celular chinês" do Brasil? Xiaomi, Jovi, Oppo, Honor ou Realme
- Como atualizar um celular Android antigo | Guia prático
A consequência indesejada pode afetar pessoas que tentam instalar versões "proibidas do Android" (versões anteriores do sistema ou ROMs customizadas). A medida torna impossível a recuperação do dispositivo através de métodos tradicionais, o que efetivamente "mata" o celular modificado.
Afinal, foi identificado um novo mecanismo Anti-Rollback (ARB), que impede o sistema de ser revertido para versões anteriores, e consiste em uma proteção de nível de hardware próxima do sistema Samsung Knox.
Na prática, a implementação decreta o fim do regresso de software nos aparelhos, sem a possibilidade de retornar a versões de firmware que possuam vulnerabilidades de segurança corrigidas em edições mais recentes.
O sistema funciona por meio de um “fusível eletrônico” instalado no aparelho, que serve para bloquear a placa-mãe caso seja detectada a tentativa de instalação de um software anterior.
Dessa forma, o dispositivo é bloqueado permanentemente. Não há como realizar a recuperação por software, em que ferramentas 9008 não autorizadas e firehose (comumente utilizadas para restauração) deixam de funcionar.
Por isso, após a queima do fusível, a única forma de recuperar o funcionamento do aparelho é a substituição física da placa-mãe.
Quais celulares OnePlus são afetados
O mecanismo foi identificado em builds específicas do ColorOS, versão chinesa da interface Android desenvolvida pela OnePlus. Existe a expectativa de que o recurso chegue ao OxygenOS global, devido ao compartilhamento de código entre as interfaces.
O fenômeno foi identificado nos seguintes aparelhos e versões:
- OnePlus Ace 5 e Ace 5 Pro com ColorOS 16.0.3.500;
- OnePlus 13 e 13T com ColorOS 16.0.3.501;
- OnePlus 15 com ColorOS 16.0.3.503.
A princípio, não há impacto para o público geral que mantém o telefone com o software oficial atualizado. No entanto, para entusiastas e desenvolvedores, a mudança representa um perigo crítico com alerta imediato.
A OnePlus implementou a medida sem avisos oficiais prévios aos usuários, em uma postura diferente da adotada por marcas como o Google, que anunciou publicamente o bloqueio de downgrade no Pixel 6 por razões de segurança.
Relatos indicam que a OnePlus iniciou a remoção de pacotes de rollback de seus sites oficiais para o modelo OnePlus 13 internacional, o que sugere a iminência da medida em escala global.
Até o momento, a OnePlus não ofereceu comentários públicos oficiais sobre o motivo da implementação, ou a expansão do sistema para o mercado mundial.