Celulares Motorola compatíveis com Wi-Fi 6 e 6E no Brasil

Celulares Motorola compatíveis com Wi-Fi 6 e 6E no Brasil

Por Eduardo Moncken | Editado por Wallace Moté | 23 de Setembro de 2021 às 13h45
Motorola

Ao passo que o Wi-Fi 5 já se tornou uma tecnologia popular, os Wi-Fi 6 (802.11ax) e 6E ainda estão ganhando mercado e há poucos celulares compatíveis com eles. Há grandes avanços no que diz respeito à estabilidade da conexão, alcance, segurança e velocidade de acesso. E smartphones da Motorola já trazem esse suporte no Brasil.

Por enquanto, assim como acontece com o 5G, a disponibilidade é restringida a celulares mais caros. Assim, flagships da Motorola lançados em 2021 e 2020 trazem Wi-Fi 6 ou 6E. Mas, da mesma forma que é necessário um celular compatível, também é crucial um roteador com o recurso.

O que é o Wi-Fi 6?

(Imagem: Ivo/Canaltech)

Se a rede sem fio da sua casa tem uma versão de 5 GHz, você provavelmente acessa a internet via Wi-Fi 5. E ele não é tão diferente assim do Wi-Fi 6: seguem sendo usadas redes nas frequências de 5 GHz e 2,4 GHz (dual-band). Isso significa que interferências e congestionamento de espectro ainda podem ocorrer, porém, há um salto de largura de banda disponível: passa dos 3,5 Gbps para 9,6 Gbps.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa largura de banda adicional permite que o celular consiga atingir velocidades de download e upload extremamente altas (quando compatível com o pacote de internet contratado). E para a rede, isso se traduz em uso multi-dispositivo mais eficiente — principalmente quando mais de cinco aparelhos conectados ao mesmo Wi-Fi doméstico deixou de ser exceção para se tornar normal.

Se quiser entender mais a fundo todas as especificidades do Wi-Fi 6, temos uma matéria para ajudar.

O que é Wi-Fi 6E?

O Wi-Fi 6E acaba sendo a verdadeira revolução comparado ao Wi-Fi 5. Ele inaugura a faixa frequencial dos 6 GHz, evitando assim o congestionamento que outros gadgets e roteadores lidam nas frequências inferiores.

Isso significa que os potenciais 9,6 Gbps são mais facilmente alcançáveis no Wi-Fi 6E, já que a "rodovia" ainda não está muito ocupada. Um celular compatível, por exemplo, pode usar esses canais “exclusivos” para alcançar altas velocidades sem brigar por canais nas redes de 2,4 GHz e 5 GHz — que seguem existindo no mesmo roteador (tri-band) para dispositivos não compatíveis.

Celulares Motorola compatíveis com Wi-Fi 6 e 6E

(Imagem: Divulgação/Motorola)

E quais celulares Motorola podem ser usados em redes Wi-Fi 6 e 6E? Na primeira delas, é possível navegar com o Edge Plus, Edge 20, Edge 20 Pro, e Moto G100, reforçando a compatibilidade apenas com celulares top de linha ou intermediários premium — quando usados em redes sem fio que oferecem esse protocolo.

Em redes Wi-Fi 6E, apenas o Motorola Edge 20 é compatível. Atualmente é o único smartphone da empresa, no país, que poderá enxergar e se conectar às redes de 6 GHz. Mas vale lembrar, outras marcas também já trazem esse suporte, e já temos uma lista publicada com celulares e tablets da Samsung compatíveis com Wi-Fi 6 e 6E.

Fonte:  Intel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.