Como conectar a Alexa no Wi-Fi

Como conectar a Alexa no Wi-Fi

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 06 de Maio de 2022 às 12h25
Unsplash/Lazar Gugleta

Saber como conectar a Alexa no Wi-Fi é uma tarefa imprescindível, especialmente porque a assistente pessoal da Amazon precisa disso para executar as suas funções primárias. Por isso, se você adquiriu uma recentemente ou se mudou e precisa se conectar novamente, confira abaixo mais detalhes!

Como conectar Alexa no Wi-Fi

  1. Abra o aplicativo Alexa (Android | iOS), faça o login com a sua conta Amazon;

  2. No canto direito da barra inferior, vá em “Dispositivos”;

  3. Ao ver a opção “Echo e Alexa”, toque no ícone de “+” no canto superior direito e escolha a opção de “Adicionar dispositivo”;

  4. Dentro da seção “Todos os dispositivos”, selecione “Amazon Echo”;

    Acese a aba "Dispositivos" e adicione um novo dispositivo Alexa (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)
  5. Clique em “Echo” para configurar o dispositivo da Amazon;

  6. Se a cor da luz da Alexa está laranja, então aperte “Sim” no aplicativo. Caso não esteja, aperte o botão “Ação” por cerca de um minuto até que a cor seja alterada — só então aperte “Sim” na plataforma;

  7. Localize o dispositivo na tela e selecione-o. Ele costuma ser exibido com o nome padrão, como “Echo Dot”, “Echo Show”. Caso nenhum dispositivo seja exibido na tela, certifique-se de que o Bluetooth dele está ligado;

  8. Escolha a nova rede Wi-Fi, insira sua senha e aperte o botão “Conectar” para finalizar a conexão da assistente virtual com a internet. Caso queira, faça o mesmo procedimento para deixar outros dispositivos conectados ao Wi-Fi.

    Veja como conectar a Alexa no Wi-Fi (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)

Como as senhas ficam salvas no aparelho, não será preciso colocá-la cada vez que for conectar, bastando ligá-lo à tomada na próxima vez que for usá-lo. Com tudo conectado, você pode usar sua Alexa até para fazer compras, se quiser.

Se a minha rede de internet não aparecer na tela?

Se sua rede não estiver listada entre as redes Wi-Fi disponíveis, role a tela para baixo e selecione “Adicionar uma rede (para redes ocultas)” ou “Pesquisar” novamente, para encontrar a rede Wi-Fi escolhida. Além disso, você pode tentar reiniciar a sua internet caso não seja um problema da plataforma.

Porque não consigo conectar Alexa no Wi-Fi?

Caso não esteja conseguindo conectar seu aparelho ao Wi-Fi, desligue-o e ligue-o novamente e tente realizar a conexão novamente. Verifique também se a senha está correta. Outra opção é restaurar as configurações de fábrica da Alexa. Se nada deu certo, reinicie a internet.

Pronto! Agora você já sabe como conectar a sua rede Wi-Fi à sua assistente virtual para poder utilizá-la.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Ofertas Echo

  • Echo 3 Geracao Smart Speaker com Alexa - Preto
    Fast Shop
    Echo 3 Geracao Smart Speaker com Alexa - Preto
    R$ 799,00