Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celular da Huawei com tela rolável pode ter controle por gestos

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Setembro de 2021 às 16h40

Link copiado!

Imagem: LetsGoDigital
Imagem: LetsGoDigital
Tudo sobre Huawei

A Huawei pode colocar comandos por gestos no seu aparelho com tela rolável. Uma nova patente da marca foi registrada, com referências ao que deve ser um novo modo de controlar a velocidade de abertura do display flexível, de acordo com o LetsGoDigital.

Segundo o portal, o documento de 38 páginas detalha como seria a operação, estando disponíveis duas possibilidades. Na primeira o usuário poderá tocar o display e arrastar para o lado, com uma resposta tátil e sonora que indica o desenrolar da tela. Outra alternativa dispensa o toque, já que os gestos definirão a taxa de abertura do display — a imagem mostra quatro posições, com dois a cinco dedos apontados para o dispositivo.

Continua após a publicidade

Segundo a patente, um sensor adicional seria necessário para permitir os gestos, como uma espécie de sensor mmWave, um infravermelho ou mesmo um sensor time-of-flight. A velocidade também poderia ser controlada com um toque mais leve ou mais forte no display, sempre com uma vibração para auxiliar o senso tátil.

Uma velocidade maior de abertura seria útil para usuários que tenham mais pressa em revelar todo o tamanho do display desenrolado (estimado em cerca de 11 polegadas). Já uma movimentação mais lenta poderia ser útil para a preservação das partes mecânicas, especialmente em ambientes de temperatura mais baixa.

A patente não especifica quais seriam as velocidades máxima e mínima de desenrolar da tela, mas para efeito de comparação, o protótipo da LG com tela rolável levava cerca de quatro segundos para abertura total, enquanto o Oppo X 2021 demora em torno de dois segundos.

Continua após a publicidade

Aparelho deverá ter suporte para caneta Stylus

A patente também faz referência a um suporte para caneta inteligente. A Huawei já disponibiliza a M Pen para a série Mate 40 e os tablets MatePad Pro. No caso do smartphone com tela rolável, é possível que a caneta tenha algum tipo de adaprtação para ão danificar o display flexível, assim como acontece no uso da S Pen com o Samsung Galaxy Z Fold 3 — em que uma mola interna retrai a ponta e evita riscos permanentes.

A marca ainda não confirmou a existência de seu aparelho de tela rolável, e o lançamento dele pode demorar se considerarmos o atual estado da marca no mercado de celulares. Patentes não são uma confirmação de que a tecnologia será utilizada em algum momento, pois ela ainda precisa passar por vários testes de engenharia de produto, além de avaliações de viabilidade financeira.

Continua após a publicidade

Outras marcas já possuem protótipos de aparelhos com tela rolável, como a TCL, a Xiaomi e a Samsung — a LG também tinha o seu conceito, mas o projeto foi cancelado pouco antes do fim completo da produção de smartphones por parte da marca. Mesmo assim, a LG segue como a única marca a ter um produto lançado com tela rolável, em sua linha de TVs OLED R.

Fonte: LetsGoDIgital