Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celular com câmera periscópio ou telefoto: qual a diferença?

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Novembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Samsung
Samsung

O mercado de smartphones tem evoluído pouco a cada ano, mas sempre apresentando grandes melhorias e mudando o cenário de fotografia e gravação de vídeo graças aos sensores maiores e soluções muito curiosas, como o formato de lente que transforma o zoom, permitindo elevada aproximação sem perda e com alta qualidade. Para entender a diferença entre uma lente telefoto tradicional de uma lente periscópio, detalhamos ambos os funcionamentos nesta matéria.

Entenda o zoom digital e zoom óptico

Antes é muito importante diferenciar duas capacidades de zoom que podem estar presentes nos celulares: o digital e o óptico.

Continua após a publicidade

O zoom digital é a versão mais simples dos dois e acontece quando o software da câmera apenas aproxima a imagem, reduzindo a qualidade e a nitidez da imagem, uma vez que a quantidade de megapixels do sensor influencia na qualidade final da captura.

A ideia funciona da mesma forma quando você abre uma imagem no celular e a aproxima. Você está apenas aumentando a imagem sem modificar sua qualidade.

Como resultado, as imagens tiradas com zoom digital são consideravelmente piores, ainda que a escalada da quantidade de megapixels nos sensores tenha permitido uso de duas a três vezes de aproximação sem grandes perdas.

Continua após a publicidade

Já o zoom óptico é totalmente diferente: ele utiliza o conjunto de lentes do sistema de câmera para aumentar os espaços entre cada uma das lentes e oferecer uma aproximação real.

Como a imagem é aproximada pelo conjunto de lentes e não pelo sensor, obtemos a mesma alta qualidade de fotografia e gravação de vídeo durante todo o zoom óptico.

Vale destacar, porém, que câmeras focadas em entregar zoom óptico costumam gerar imagens mais escuras por contarem com abertura menor, mas, isso é tópico para uma outra conversa.

Continua após a publicidade

Telefoto: lentes empilhadas para zoom sem perda de qualidade

Utilizada há muitos anos na indústria de smartphones, essa é a solução mais popular entre fabricantes de smartphones.

Geralmente compostas de cinco ou seis lentes de plástico (às vezes de vidro), o módulo da câmera telefoto permite que imagens sejam aproximadas mantendo a alta qualidade original, uma vez que as lentes realizam o trabalho de aproximar a imagem e ajustar seu ponto de foco.

Continua após a publicidade

Dessa forma, quando o software de câmera identifica que o usuário atingiu o zoom de 2x (às vezes 2,5x ou ainda 3x), o sistema realiza a troca automática da lente principal para a lente telefoto, resultando em maior qualidade de imagem, mínima distorção e alta definição.

Periscópio: luz refletida por prisma para alcance ainda maior

Agora que você entendeu o funcionamento de uma lente tradicional de zoom é vez de entender o sistema periscópio, que funciona de forma muito parecida, mas com grandes alterações em seu tamanho e posicionamento.

Continua após a publicidade

Em vez de ocupar um pequeno espaço no corpo graças ao formato empilhado das lentes, o sistema periscópio se estende pela largura do smartphone para aumentar a distância entre as lentes, resultando em uma aproximação ainda maior uma vez que a luz percorre mais espaço e pode ser aumentada sem distorções para manter a alta qualidade.

Com o conjunto de lentes na horizontal, empresas precisam posicionar um prisma na extremidade para permitir que a luz seja refratada pela câmara das lentes até atingir o sensor, que agora está posicionado "em pé" em vez de deitado, como vemos na imagem acima.

A Samsung realiza uma pequena alteração em seu sistema periscópio com o objetivo de reduz espaço interno: posicionando não apenas o primeiro prisma para permitir a passagem da luz pelas lentes como um segundo prisma próximo ao sensor, desviando a luz para baixo e economizando um valioso espaço interno.

Continua após a publicidade

Como identificar uma lente periscópio

A lente de alto alcance de zoom pode ser facilmente reconhecível devido ao seu formato retangular. Graças ao prisma é possível notar que uma das câmeras utilizadas pela fabricante é diferente das outras, ainda que algumas empresas incluam "bordas" circulares para manter o visual das demais lentes, como no caso do Galaxy S21 Ultra.

Empresas costumam padronizar os furos das lentes traseiras com o intuito de oferecer um smartphone mais bonito e esteticamente balanceado, mas é fácil notar a lente periscópio apenas olhando para ela.

Continua após a publicidade

Alta resolução, alta proximidade, alto custo

A Samsung é uma das empresas que lideram a quantidade de zoom atualmente graças ao uso do módulo periscópio em conjunto com sensores de alta resolução, permitindo que o zoom óptico sem perda de 10x seja combinado com um sensor de grande resolução e, com zoom digital, tenhamos excelentes resultados.

Pela tecnologia ainda cara de se produzir, encontramos os sistemas de módulo periscópio apenas em smartphones de alto custo, mas é provável que ainda nos próximos anos empresas levem tal recurso a smartphones intermediários de alta potência, popularizando tal diferencial.