Caneta S Pen não será aposentada, confirma Samsung após polêmica do S25 Ultra
Por Vinícius Moschen | •

A Samsung não tem planos de retirar a caneta S Pen nos celulares que sucederão o Galaxy S25 Ultra. A informação foi confirmada por Annika Bizon, vice-presidente de Produtos e Marketing de Experiência Mobile da empresa no Reino Unido.
O questionamento surgiu após o acessório ter sido centro de discussões no lançamento do celular em janeiro. Afinal, a caneta perdeu algumas funcionalidades consideradas essenciais por uma parcela de consumidores, ao deixar de oferecer suporte para pareamento com Bluetooth.
Segundo ela, as pessoas sempre questionam se a S Pen estará disponível nos celulares, assim como era nos dias da linha Galaxy Note. Além disso, a empresa considera a caneta como algo “essencial para a experiência Ultra”.
“O multimodal é muito importante para nós. Eu não vejo um espaço em que a S Pen não é parte essencial de nosso portfólio.”
Quando questionada sobre a ausência de recursos realmente únicos na S Pen, especialmente com as ferramentas de desenhos por inteligência artificial (IA), Bizon reforçou a importância de valorizar a criatividade:
“Criatividade é um dos nossos valores centrais. Se você é criativo, quer estar apto para desenhar coisas. E com o Sketch to Image como uma das nossas principais funcionalidades, é possível fazer ilustrações bonitas com a S Pen”.
S Pen causou polêmica no Galaxy S25 Ultra
O lançamento do Galaxy S25 Ultra foi marcado pelo debate em torno da própria caneta, que perdeu o suporte para diversas Air Gestures sem o Bluetooth. Isso inclui, por exemplo, a capacidade de acionar o obturador da câmera remotamente.
Na época, representantes da empresa apontaram que a S Pen retrocedeu em recursos que as pessoas em geral “não usavam”. Mesmo assim, até um abaixo-assinado foi aberto, em busca do retorno da caneta em seu potencial máximo no Galaxy S26 Ultra.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S23 tem tela danificada por linha vertical; saiba o que fazer
- Galaxy S25 Edge ganha preço e dimensões; saiba como virá o celular ultrafino
- Galaxy S26: Samsung quer processador Exynos 2600 nos topos de linha