Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS Zenfone 9 estreia como o grande flagship compacto de 2022

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2022 às 12h07

Link copiado!

Divulgação/ASUS
Divulgação/ASUS

A ASUS anunciou nesta quinta-feira (28) o Zenfone 9, mais novo smartphone topo de linha da marca. Seguindo o conceito elogiado da geração anterior, a novidade foca em oferecer uma experiência premium compacta, adotando design chamativo reformulado em cores variadas e atualizando as especificações com o mais recente chipset premium da Qualcomm.

Zenfone 9 estreia com Snapdragon 8 Plus Gen 1

O Zenfone 9 chega ao mercado equipado com o recém-anunciado Snapdragon 8 Plus Gen 1, acompanhado de 8 GB ou 16 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, sem possibilidade de expansão via cartões Micro SD. Elogiado em outros smartphones, o processador promete manter alta performance mesmo com o tamanho compacto do lançamento, graças à adoção de um sistema de câmara de vapor, combinado a múltiplas camadas de folhas de cobre e grafite.

Continua após a publicidade

Segundo a ASUS, com os ajustes foi possível manter o peso e as dimensões do Zenfone 8, ao mesmo tempo em que upgrades foram realizados. Assim sendo, o novo celular premium da marca embarca um painel OLED da Samsung de 5,9 polegadas, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz e amostragem de toque de 240 Hz.

Protegido por Gorilla Glass Victus, o display também seria calibrado de fábrica, atingindo alta precisão de cores com deltaE < 1, e suporta reprodução de conteúdo em HDR10+, apresentando brilho típico de 800 nits com picos de 1.100 nits. Para selfies, o telefone emprega o mesmo sensor frontal de 12 MP da geração passada, posicionado em um furo no canto superior esquerdo da tela.

As mudanças mais radicais encontram-se no design e construção, que adota linhas retas, laterais em alumínio e tampa traseira em policarbonato texturizado com marcações por todo o corpo, nas cores preto, azul, vermelho e prata. Fora isso, a certificação IP68 retorna para garantir resistência à água e poeira.

Continua após a publicidade

Abrigadas em dois grandes círculos, as câmeras são um dos destaques do Zenfone 9, apresentando sensor principal Sony IMX766 — o mesmo do ROG Phone 6 — de 50 MP e secundário de 12 MP com campo de visão de 113° e funções ultrawide e macro.

O conjunto é capaz de gravar vídeos em resolução 8K a 24 FPS, com a lente principal contando ainda com um sistema avançado de estabilização óptica (OIS) de 6 eixos, que move as lentes e o sensor para atuar como uma espécie de gimbal, sendo apoiado por estabilização eletrônica (EIS).

Com as otimizações de espaço aplicadas pela companhia, a bateria foi um dos principais upgrades dessa geração ao passar de 4.000 mAh no Zenfone 8 para 4.300 mAh, prometendo autonomia próxima a 2 dias de uso. O aparelho suporta carregamento rápido de 30 W, trazendo carregador compatível na caixa, e possibilita a configuração da potência de recarga para 18 W ou 10 W, visando reduzir o estresse na célula de energia.

Continua após a publicidade

No mais, o Zenfone 9 traz conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, o mesmo sistema de som estéreo da geração passada aprimorado via software, conector P2 para fones de ouvido, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral com suporte a gestos e Android 12, com app de gerenciamento de jogos GameGenie vindo direto da linha ROG Phone, bem como 2 anos de grandes updates e ao menos 2 anos de atualizações de segurança garantidos.

Junto ao telefone, a ASUS lançou dois novos acessórios dedicados: a case modular Connex, em que é possível trocar os anexos por um porta-cartões ou apoio de mesa, e o suporte para mochilas Smart Backpack Mount. Além de abrir automaticamente o app de câmera sempre que o usuário retirar o celular, o equipamento conta com base magnética e corda retrátil para impedir quedas.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O ASUS Zenfone 9 chega primeiro a Taiwan, Hong Kong e Europa em 12 de agosto, com preços que partem dos 799 euros (~R$ 3.690) pela variante de 8 GB/128 GB. O aparelho também está previsto para chegar à América do Norte, Japão, Indonésia e partes da América do Sul, mas ainda não se sabe se o Brasil está incluso nessa lista. Considerando o histórico da ASUS, podemos ter novidades sobre o Zenfone 9 em solo brasileiro nas próximas semanas.

ASUS Zenfone 9: ficha técnica

  • Tela: OLED de 5,9 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz, HDR10+, brilho típico de 800 nits com pico de 1.100 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 16 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.9, OIS Gimbal de 6 eixos) + 12 MP (Ultrawide e Macro, 113°)
  • Câmera frontal: 12 MP
  • Dimensões: 146,5 x 68,1 x 9,1 mm
  • Peso: 169 g
  • Bateria: 4.300 mAh com carregamento rápido de 30 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais com suporte a gestos na lateral, som estéreo, conector P2
  • Cores disponíveis: preto, azul, vermelho e prata
  • Sistema operacional: Android 12, sob a ZenUI

Fonte: ASUS