ASUS processa Samsung por uso indevido de tecnologias 4G e 5G
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
A ASUS entrou com um processo contra a Samsung por conta de uma suposta violação no uso de patentes relacionadas a tecnologias 4G e 5G. A ação é relacionada aos principais celulares da marca, incluindo o dobrável Galaxy Z Flip 5.
- Processador do Huawei Mate 60 Pro não poderia ser produzido em massa, afirma EUA
- Prêmios em dobro! Aproveite o super sorteio com Canaltech e Snapdragon
O processo está em andamento no estado do Texas, nos EUA, e a patente específica é identificada pela contagem “U.S. Patent No. 10.187.878”. Trata-se de uma documentação descrita como “método e aparatos para melhorar a transmissão usando um recurso configurado em um sistema de comunicação sem fio”.
Na prática, o início da ação significa que as duas marcas não chegaram a um acordo prévio no que diz respeito à utilização — e devido pagamento — das tecnologias de redes móveis em 4G e 5G.
De acordo com fontes do mundo jurídico, a patente é considerada “essencial”, e por isso é provável que o processo leve alguns anos até ser concluído. Afinal, a Samsung poderá recorrer das decisões, e levar o caso a instâncias superiores.
Processos por violação de patentes são relativamente comuns
As disputas de patentes são muito comuns no mercado da tecnologia, afinal são elas que garantem a utilização justa de soluções desenvolvidas por cada empresa. No final das contas, são elas que garantem as receitas necessárias para a manutenção dos negócios.
Um exemplo recente de caso que se arrasta por vários meses é a disputa entre a Nokia e a OPPO, que também diz respeito a tecnologias 4G e 5G. Após a empresa chinesa ter perdido nos tribunais, ela se retirou de mercados como a Alemanha e a França.
A própria OPPO se envolveu em outro caso do tipo, já que foi processada pela Panasonic em relação a patentes de rede WCDMA e 4G LTE. A mesma ação também cita a Xiaomi, e não ganhou um desfecho até o momento.
Nem mesmo o Google escapou de ter problemas recentes com patentes, já que há pouco tempo a marca foi acusada de “roubar” ideias e implementá-las no Chromecast.
Fonte: SamMobile