Apple vai pedir ajuda para a Samsung no próximo iPhone; entenda
Por Vinícius Moschen |

A Apple pode pedir ajuda da Samsung para melhorar suas capacidades em inteligência artificial em dispositivos móveis. De acordo com informações do portal SamMobile, a companhia do iPhone vai aumentar os pedidos de memórias RAM do tipo LPDDR5x para rodar as funcionalidades de IA.
- Apple Intelligence: como usar a IA no iPhone
- Qual é a melhor IA em português? Teste avalia conhecimentos do Brasil
Foi dito que a companhia de Cupertino teria o objetivo de elevar a memória RAM do modelo básico do iPhone, passando de 8 para 12 GB em 2026.
Aplicações de inteligência artificial exigem muita memória RAM porque a utilizam como espaço de trabalho para grandes conjuntos de dados, que demandam altas taxas de transferências para processamento e tomada de decisão em tempo real.
Por isso é importante a implementação das memórias LPDDR5X, capazes de chegar a taxas de até 8.533 Gbps.
Atualmente, a Samsung já é a fornecedora principal desse tipo de memória para a Apple. A empresa sul-coreana produz módulos LPDDR5X apenas nas versões de 12 e 16 GB, o que reforça a possibilidade de aumento na RAM do próximo iPhone.
Atualmente, os modelos iPhone 17 Pro e Pro Max possuem 12 GB de RAM, enquanto o iPhone 18 base fica com 8 GB. Para efeito de comparação, toda a linha Galaxy S25 da Samsung já possui 12 GB de RAM.
Apple já derrapou em IA
A suposta nova estratégia pode ser implementada em um contexto de dificuldades da Apple no campo da IA.
Afinal, o chamado Apple Intelligence sofreu diversos atrasos no lançamento de funcionalidades, o que levou até a prejuízos nas vendas.
Além disso, falhas de segurança no sistema da Apple já permitiram o vazamento de dados pessoais armazenados em cache pela IA.
Enquanto isso, a IA da Samsung, Galaxy AI, tem tido desenvolvimento considerado mais consistente, com expansão para os celulares intermediários da marca coreana.
É esperado que a Apple mude o cronograma de lançamentos da sua principal linha de produtos, em que o iPhone 18 mais “barato” seria lançado no primeiro trimestre. Já os modelos Pro e Pro Max ficariam dentro do período mais tradicional, na segunda metade do ano.
Leia mais no Canaltech:
- Celulares da Samsung vão ficar mais caros por culpa da IA, diz site
- iPhone 17e virá com tela "parada no tempo"; entenda
- Quanto vale a pena pagar no iPhone 15 na Black Friday 2025?