Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple registra patente de Touch ID aprimorado sob a tela

Por| 10 de Setembro de 2020 às 08h00

Link copiado!

Apple/USPTO
Apple/USPTO

A Apple recebeu nesta terça-feira (8) o registro de mais uma patente para um sensor de digitais sob a tela. Caso seja implementada, a técnica permitiria integrar o recurso Touch ID direto na tela de um futuro iPhone. O leitor de digitais do iPhone foi substituído pelo Face ID no iPhone X e sucessores e atualmente está presente apenas no iPhone SE 2020.

Registrada sob o número 10.768.751, a patente apresenta como diferencial uma área de leitura muito maior do que a encontrada nos smartphones atuais, nos quais há um ponto relativamente pequeno em que o recurso está disponível.

O sensor descrito no componente funciona como os atuais leitores ópticos, que fazem a identificação das digitais como se tirassem fotos do dedo — alguns aparelhos usam leitura ultrassônica, teoricamente mais precisa. O sensor óptico fica instalado sob a tela OLED do celular, adaptada para permitir a passagem de luz para a leitura de digitais.

Continua após a publicidade

A vantagem de uma área maior de leitura foi explicada pela Apple por permitir que a autenticação seja feita junto com outras interações do usuário, por exemplo durante a abertura da tela de pagamento. A descrição é semelhante à apresentada pela Huawei em sua patente de sensor de digitais sob toda a tela, mas, no caso dos chineses, a validação poderia acontecer já no processo de abertura do aplicativo ou em outros toques no painel, dispensando uma etapa específica para a autenticação biométrica.

Como sempre acontece com patentes, não há indicações de que a empresa trabalha para implementar a técnica descrita no documento. Mas, em meio às incertezas da COVID-19, seria interessante um sistema alternativo ao Face ID, que nem sempre funciona quando o usuário está usando uma máscara.

Fonte: USPTO