Publicidade

Nova patente da Apple alimenta as esperanças de quem sente falta do TouchID

Por| 07 de Julho de 2020 às 10h15

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Apple

Deixado de lado em favor do reconhecimento facial FaceID, o sistema de leitura de digitais nos iPhones pode voltar em futuras gerações do smartphone. Pelo menos é o que indicam novas patentes registradas pela Apple nos Estados Unidos.

Uma das patentes, solicitada em dezembro de 2018 e registrada na semana passada, trata de um sistema de detecção óptico de digitais. Com o registro 20200210673, o documento descreve técnicas para compensar o efeito da temperatura na tela para identificar e ler a digital.

A outra, mais interessante, foi solicitada no final de 2019 e publicada na última quinta-feira (2) sob o nome de “Transmissão, recepção ou detecção óptica através da tela por elementos micro ópticos” (em tradução direta), com a identificação 20200209729. O registro destaca a utilidade de:

Continua após a publicidade
“[...] capturar uma imagem 2D ou 3D de um objeto ou usuário próximo do dispositivo. Em alguns casos, a imagem 2D ou 3D pode ser de uma digital, uma face ou cena no campo de visão.”

Em um dos cenários descritos na patente, um sensor óptico sob a tela registra a luz que passa pela superfície. A técnica proposta com o uso de aberturas translúcidas no display poderia ser usada não apenas para um leitor de digital óptico como também por um sistema de câmera de selfie ou outros sensores sob a tela OLED.

O reconhecimento de digitais por sensores ópticos não é a única técnica em estudo pela Apple. A empresa registrou no começo do ano um sistema que utiliza vibrações acústicas para ler digitais através da tela.

Apesar de frequentes boatos sobre o uso de leitores de digitais sob a tela nos iPhones, como sempre acontece com patentes, o registro delas não significa necessariamente que a Apple esteja trabalhando para implementar a tecnologia.

Continua após a publicidade

Fonte: USPTOFPO