Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple poderá lançar iPhone revestido por vidro e com touchscreen nas laterais

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Novembro de 2021 às 09h17

Link copiado!

YouTube/Techy Paradise
YouTube/Techy Paradise
Tudo sobre Apple

Os iPhones atuais possuem estrutura com uma grande proporção de vidro, já que a parte traseira é composta pelo material, além da tela. Porém, de acordo com uma nova patente da Apple, a companhia pode levar a ideia para um próximo nível, em que o aparelho seria completamente revestido em vidro, e com suporte para comandos por toque nas laterais curvadas.

De acordo com os documentos já aprovados pela agência regulatória USPTO dos Estados Unidos, o celular teria seis áreas de display com a capacidade de mostrar informações e imagens. Os projetos mostrados na patente ainda revelam como algumas informações poderiam interagir com a ergonomia do dispositivo, em que o software se adapta à posição espacial ocupada pelo iPhone, e orienta as informações do sistema sempre na direção que está apontada para o campo de visão do usuário.

Continua após a publicidade

A Apple ainda demonstrou como seria possível chegar aos componentes internos do celular na necessidade de consertos ou outras situações similares. O iPhone teria uma espécie de "tampa" em uma das pontas do dispositivo, que poderia ser destacada para então possibilitar que as peças sejam deslizadas até a parte exterior. Isso lembra o Magic Slot do finado LG G5, mas seria usado apenas para reparos e não para uso de componentes modulares que expandem o uso do celular.

Porém, a documentação não dá destalhes de como essas partes seriam fixadas, e portanto não se sabe qual seria o nível de reparabilidade do celular.

Continua após a publicidade

Mesmo que a patente tenha sido aprovada, ainda existem muitas questões em aberto relacionadas com essa nova tecnologia. A ergonomia é um grande problema a ser resolvido pela Apple, já que uma construção revestida em vidro poderá ser consideravelmente mais escorregadia do que os iPhones atuais, com a "pegada de uma barra de sabão", de acordo com comentários feitos no portal especializado MacRumours.

Toques acidentais também são uma questão bastante relevante, que já foi discutida em aparelhos como o Mi Mix Alpha, outro celular com display que se estende até as laterais — em ambos os casos, o sensor de toques necessita ser preciso o suficiente para reagir somente aos comandos que são propositais. Além disso, um aparelho envolto em vidro tende a ser mais frágil e pesado em relação às opções de celulares que estão disponíveis atualmente.

Mac Pro em vidro e outros dispositivos

Continua após a publicidade

Na mesma patente, a Apple também mostrou outras ideias em relação a produtos com construção em vidro. Entre as opções, estão duas versões cilindricas do Mac Pro, linha de computadores mais fortes oferecidos pela companhia. A marca também imaginou uma versão do Apple Watch com revestimento completo em vidro — porém, de acordo com as imagens, o relógio permaneceria com os mesmos botões físicos que são vistos atualmente.

A aprovação de documentações do tipo não são uma garantia de que determinadas marcas irão implementar tais tecnologias em produtos disponíveis para o público, já que vários recursos precisam passar por testes de viabilidade estrutural, financeira e comercial. Mesmo assim, as patentes podem mostrar como a Apple pensa suas estratégias para os próximos anos, ainda que não exista uma data prevista para lançamento de dispositivos como esses.

Fonte: USPTO