Publicidade

Apple testa iPhone 14 Pro com conector USB-C

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Novembro de 2021 às 16h53

Link copiado!

Andreas Haslinger/Unsplash
Andreas Haslinger/Unsplash

No longínquo ano de 2012 a Apple apresentou grandes novidades para o iPhone 5, incluindo o novo conector Lightning. E desde então a empresa nunca mais o largou. Enquanto Macs e iPads já agradam a todos graças ao conector USB-C, o iPhone segue limitado graças ao velho Lightning. Mas parece que isso pode finalmente mudar depois de dez anos, com a chegada do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Fontes teriam informado ao iDropNews que a Apple testa modelos de iPhone 14 Pro com conector USB-C substituindo a porta Lightning, e que tal mudança poderia ser vista inicialmente apenas na dupla mais poderosa.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o rumor, a Apple estaria ponderando três razões principais para levar o USB-C a alguns modelos do iPhone: velocidades, leis e custos.

iPhone 14 Pro: USB-C de alta velocidade para quem é Pro

Um dos principais pontos listados fica para as extremas velocidades de transferência do USB-C. Enquanto o conector Lightning utiliza o velho padrão de USB 2.0 com transferência de míseros 480 Mbps, o USB-C é capaz de oferecer velocidades incomparáveis.

No iPad Air de quarta geração, por exemplo, arquivos podem ser transferidos em até 5 Gbps. No iPad Pro o uso USB-C com Thunderbolt 4 oferece largura de banda de até 40 Gbps.

Continua após a publicidade

Com o iPhone ganhando arquivos cada vez mais pesados e profissionais, como gravação de vídeo ProRES e o esperado salto em câmera previsto para o próximo ano levando resolução 8K aos vídeos do iPhone, o conector Lightning não seria capaz de transferir gigantescos arquivos em poucos segundos.

Um vídeo 4K em ProRes com aproximadamente 720 GB levaria quase 4 horas para ser transferido via Lightning, enquanto o mesmo arquivo leva pouco mais de 2 minutos no USB-C com Thunderbolt.

Evitando a fadiga dos processos judiciais

Continua após a publicidade

Em setembro uma proposta da Comissão Europeia determinava que, até 2023, todos os dispositivos com conector físico deveriam adotar USB-C em prol da praticidade aos usuários. Uma proposta semelhante nos Estados Unidos também deve obrigar que fabricantes padronizem o conector.

Para evitar processos e brigas judiciais em diversos países, a Apple poderia ceder de vez ao gosto popular e implementar o USB-C nos iPhones. Mas apenas na dupla mais poderosa, mantendo o iPhone 14 e iPhone 14 Max com o velho Lightning.

Custo e meio-ambiente

Continua após a publicidade

A Apple retirou o carregador de seus iPhones alegando que tal mudança beneficiaria o meio-ambiente ao reduzir emissões de CO2 na atmosfera, mas fica claro que tal decisão também foi por conta de custos de transporte, e ambos estes pontos podem ser utilizados no discurso dos iPhones com USB-C.

Muitos consumidores já possuem cabos USB-C em suas casas e este poderia ser um motivo adicional para a Apple removê-lo da caixa do dispositivo (em prol da redução de custos e de ajudar o meio-ambiente), embora tal ação possa ser ainda mais criticada pelos usuários.

Ainda não sabemos se tais pontos serão suficientes para que a Apple enfim adote o USB-C em iPhones, mas novidades devem surgir nos próximos meses trilhando um caminho mais definitivo a respeito dos iPhones.

Continua após a publicidade

Por enquanto, tudo isso é apenas um grande rumor e é importante lembrar que, ainda em fase de desenvolvimento, muitas informações a respeito dos próximos iPhones podem mudar até seu anúncio no fim de 2022.

Fonte: iDropNews