Apple pode finalmente retirar porta Lightning no próximo iPhone

Por Diego Sousa | 08 de Novembro de 2020 às 16h00
Denis Cherkashin/Unsplash

No começo deste ano, surgiram rumores de que os novos iPhone 12 eliminariam a porta Lightning para apostar na tecnologia Smart Connector, já presente nos iPads da marca e capaz de transferir dados e energia entre dispositivos sem uso de cabos — o que acabou não acontecendo, como pudemos perceber no lançamento.

No entanto, a Apple estreou um novo sistema de carregamento magnético sem fio que pode ser um indicativo para um eventual fim das portas de carregamento e transferência de dados. Agora, novas informações sugerem que iPhones sem qualquer conector podem ficar apenas para 2021, com os futuros iPhone 13 (nome não oficial).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

De acordo com analista Ming-Chi Kuo, que tem 77,5% de acerto quando o assunto são boatos da Apple, segundo dados do site Apple Track, a próxima geração de iPhone, provavelmente chamada de iPhone 13, não vai trazer nenhuma porta. A novidade ficaria disponível apenas nas versões iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, enquanto os iPhone 13 tradicional e mini manteriam o conector Lightning.

Sem USB-C... de novo

Isso, basicamente, pode ser mais uma "esquiva" da Apple em não adotar o conector USB-C nos iPhones, solução encontrada em praticamente todos os smartphones Android. A expectativa era de que os recém-lançados iPhone 12 fossem lançados já com a porta mais popular, ainda mais após rumores — posteriormente confirmados — de que a Apple retiraria o adaptador de energia da caixa dos celulares.

Ao que tudo indica, a Apple deve expandir as possibilidades do sistema MagSafe para os novos iPhone 13 Pro, permitindo que eles sejam carregados apenas usando o acessório, enquanto as versões tradicionais teriam uma porta Lightning como solução mais acessível. Caso a próxima geração também não inclua um adaptador de energia na caixa, os usuários poderiam utilizar o atual carregador que está à venda para o iPhone 12, por exemplo.

O que você acha disso tudo? Retirar a porta Lightning e não incluir um conector USB-C é a melhor solução aos novos iPhones? Conte-nos abaixo, nos comentários!

Review: iPhone 12 e iPhone 12 Pro

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.