Publicidade

Apple pode descontinuar iPhone 13 Mini com chegada do iPhone 15

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Apple
Apple

Análises de dados de estoque sugerem que a Apple estaria se preparando para deixar de produzir o iPhone 12 Mini e o iPhone 13 Mini logo após a chegada da família iPhone 15. Apesar de ainda não ter sido confirmada pela Maçã, a estratégia não seria uma surpresa — ambos tiveram número de vendas bastante baixos para os padrões da gigante, não recebendo um sucessor na linha iPhone 14, devendo então dar espaço nas linhas de produção para modelos mais novos e até outros dispositivos.

Desde a popularização das telas grandes, com mais de seis polegadas, uma boa parcela de usuários passou a expressar o desejo de que telefones mais compactos voltassem a ser produzidos, o que levou companhias como ASUS e a própria Apple a apostar em aparelhos menores. Dito isso, o número de interessados parece não ser suficiente para fechar as contas das fabricantes, considerando que as vendas de modelos como o iPhone 13 Mini se mantiveram bem abaixo das expectativas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O cenário levou a Maçã a abandonar a ideia no ano passado, não anunciando um "iPhone 14 Mini", mas mantendo os modelos compactos antigos disponíveis. Isso deve mudar com a estreia do iPhone 15 nesta terça-feira (12), conforme apontam observações de estoque feitas pelo respeitado analista Mark Gurman e o site MacRumors. Ao que parece, os tempos de entrega dos pequenos iPhones estão bem maiores que o costume, chegando a oito semanas em alguns casos.

Isso é um forte indício de que a companhia estaria prestes a tirá-los de linha, especialmente considerando a idade de cada um e a ausência de motivos de força maior que pudessem afetar a produção, como a escassez de algum componente. Além disso, poderiam colaborar para a decisão uma possível baixa procura de usuários pelos dispositivos, que não teria melhorado com o tempo, e o lançamento de uma nova geração.

Se realmente não estão entregando o retorno esperado pela Apple, o iPhone 12 Mini e 13 Mini estariam ocupando linhas de fabricação que poderiam ser usadas para a produção dos novos iPhone 15, por exemplo, assegurando um estoque maior na estreia — decisão que deve desagradar os fãs dos celulares compactos, mas que faz sentido de um ponto de vista corporativo. A má notícia é que a oferta de pequenos telefones deve ficar praticamente limitada à família ASUS Zenfone, cujo futuro também parece incerto.

Tudo deve ser esclarecido logo após o evento Wonderlust (ou "Emoção em Ação", na tradução oficial para português), marcado para acontecer nesta terça-feira (12) às 14h no horário de Brasília, quando a gigante de Cupertino anunciará como sua linha de produtos deve ser configurada para o período 2023/2024. Junto aos smartphones, são esperados a nova geração do Apple Watch e Watch Ultra, bem como uma possível aparição de um iPad Mini 7.

Fonte: Mark Gurman, via MacRumors