Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode antecipar fim do SIM físico para o iPhone 14

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Dezembro de 2021 às 10h40

Link copiado!

Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple já embarcou na tendência do eSIM, o chip virtual. Há alguns anos é possível ter dois números no seu iPhone graças ao slot de chip e sua versão digital, além da tecnologia ser usada também em outros produtos da marca como o Apple Watch. E, no futuro, a empresa pode abandonar a versão física.

Já era cogitado que a partir de 2023 a Maçã introduziria os iPhone 15 Pro sem o slot dedicado. Isso a faria economizar mais espaço de hardware — como na ocasião da retirada do conector P2. A medida também aumentaria a segurança, já que não é tão fácil trocar a linha de aparelho — algo que facilita a vida de ladrões.

Porém, é provável que já a partir de 2022 o mercado veja modelos da linha iPhone 14 sem slot para SIM físico. A Apple estaria enviando um comunicado para operadoras nos Estados Unidos solicitando que se preparem para a distribuição de celulares com suporte exclusivo a eSIM.

Continua após a publicidade

O recado é dado de forma genérica, de maneira que ela não confirma que esses smartphones se tratariam de iPhones. Mas como tem apenas essa linha de celulares, e o prazo mencionado na nota é de setembro de 2022, inevitavelmente estamos falando dos dispositivos iOS da empresa.

Mudança gradual

Esse movimento, porém, seria feito em etapas: de início, algumas operadoras apenas retirariam o chip físico do pacote de vendas do iPhone 13, solicitando que os usuários façam a adesão por eSIM. Só no final do ano que vem o iPhone 14 seria disponibilizado já sem o slot de chip.

Continua após a publicidade

Ainda assim, esse movimento seria feito em mercados selecionados e que já avançaram com o eSIM. A tecnologia, por exemplo, já tem certa adesão no Brasil. É compatível com a Claro, Tim e Vivo. Em regiões nas quais a cultura do consumidor e suporte técnico impeçam uma grande adesão, o provável é que a Apple ofereça o iPhone 14 com suporte ao SIM físico.

Vale lembrar, desde o iPhone XR é possível usar eSIM nos celulares da Apple. Assim, dá para ter duas linhas no aparelho — uma com chip físico, e outra digital. Com os iPhone 13, é possível ter duas linhas eSIM — algo que deve virar o padrão da empresa a partir de agora.

Fonte: Mac Rumors