Publicidade

Apple domina lista de celulares mais vendidos em abril, mostra pesquisa

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Junho de 2022 às 14h54

Link copiado!

Rafael Damini/Canaltech
Rafael Damini/Canaltech
Tudo sobre Apple

Mesmo que a linha iPhone 13 já tenha sido lançada há mais de oito meses, os dispositivos da Apple ainda possuem grandes índices de vendas. De acordo com um novo levantamento da agência Counterpoint Research, dos dez modelos de celulares mais populares em abril, cinco são da empresa de Tim Cook.

O ranking é liderado pelo iPhone 13 padrão, que alcançou 5,5% da fatia de mercado durante o mês. Portanto, ele tem uma considerável vantagem em relação a outros representantes da mesma linha.

Continua após a publicidade

Na sequência, aparecem o iPhone 13 Pro Max e o iPhone 13 Pro, com 3,4 e 1,8% respectivamente. De forma curiosa, o iPhone 13 Mini sequer aparece entre os dez mais populares, e é superado por outros dois modelos da Apple — o smartphone mais compacto da linha não deverá ganhar uma nova geração neste ano.

A quarta colocação fica com o iPhone 12 de 2020, que mostrou ainda ter vendas sólidas após quase dois anos de seu lançamento. Ele está acima do iPhone SE 2022, que alcançou maiores níveis de popularidade em mercados específicos, como o Japão — por lá, ele chegou a 18% da fatia de mercado.

Samsung reina no mercado Android

Continua após a publicidade

A Samsung ocupa quatro posições da lista, mas seu smartphone mais popular fica apenas na quinta colocação geral. Trata-se do Galaxy S22 Ultra, modelo flagship que concorre diretamente com o iPhone 13 Pro Max em preço e características.

Entretanto, a marca sul-coreana mantém o sucesso entre os aparelhos intermediários com a linha Galaxy A. O Galaxy A13 4G mantém as altas vendas do Galaxy A12, e mais de 50% das unidades comercializadas vão para a Índia e América Latina.

Além disso, o Galaxy A03 Core aparece como o dispositivo de entrada mais vendido em abril. Mais uma vez, o modelo tem suas comercializações alavancadas pelos países emergentes. A Samsung ainda conseguiu entregar boas vendas do Galaxy A53, mesmo que pelo visto tenha fabricado muito além do que precisava.

As estratégias das duas marcas são bastante diferentes em relação a suas linhas de produtos: enquanto os aparelhos presentes no ranking representam 22% de todas as vendas, essa proporção chega a 89% no caso da Apple. Em outras palavras, a empresa coreana costuma ter uma maior diversificação dos seus smartphones.

Continua após a publicidade

A Xiaomi corre por fora, principalmente com o Redmi Note 11 LTE. Mesmo que o aparelho faça sucesso na América Latina, os resultados da companha chinesa ainda são muito afetados pela crise de condutores, que causou uma diminuição das vendas em cerca de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Fonte: Counterpoint Research