Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple deve reduzir chip do Face ID pela metade para diminuir notch do iPhone 13

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Maio de 2021 às 17h40

Link copiado!

 Denis Cherkashin/Unsplash
Denis Cherkashin/Unsplash
Tudo sobre Apple

Há muitos anos os rumores de um notch menor no iPhone se acumulam nos sites de tecnologia desde praticamente a semana seguinte ao lançamento da geração do ano até quase a chegada do sucessor. Em 2021 não é diferente, e os principais analistas apostam que o recorte na parte superior da tela para abrigar os sensores será, finalmente, menor no iPhone 13 (nome ainda não definido).

De acordo com o site Digitimes, isto será possível por conta de uma redução entre 40% e 50% no tamanho do chip VCSEL, responsável pelo processamento de imagens do Face ID. Segundo a publicação, o mesmo chip será utilizado nos tablets da Apple.

O chip de processamento das informações do Face ID, no entanto, é apenas um entre vários componentes inseridos no notch do iPhone. Mesmo que a empresa não consiga reduzir seu tamanho, há outras opções para diminuir a ocupação do recorte na tela e entregar mais espaço para ícones na barra de status.

Continua após a publicidade

O VCSEL menor também levaria à redução no número de wafers, o que ainda corta custos na produção do aparelho, observa a publicação.

Alternativa

Como nota o site 9To5Mac, há oito componentes visíveis no notch, além de vários outros que ficam por baixo, a maior parte deles integrantes de algum sistema ali inserido. Se você tem um iPhone, pode pegar o aparelho e observar, da esquerda para a direita, a câmera infravermelha, emissor de luz, sensor de proximidade, sensor de luz, alto-falante, microfone, câmera frontal, projetor de pontos.

Continua após a publicidade

Uma sugestão da publicação é mover o alto-falante e/ou o microfone para a borda, e separar alguns componentes do Face ID para diminuir o tamanho do notch. Pelo que o próprio site especializado em Apple observou em uma maquete do iPhone 13 Pro Max, mesmo que a borda esteja menor, há espaço para esta solução.

Uma das apostas do momento é que a Aple reduzirá o tamanho horizontal do notch, mas deve aumentar levemente o tamanho vertical, para reorganizar os componentes necessários para que o celular funcione como esperado pelos usuários. Ao menos isso já abre espaço para mais um ícone de cada lado, pelo menos, já que hoje, além do relógio à esquerda, e a bateria, à direita, há poucos ícones de status e nada de notificação na parte superior da tela do iPhone.

Recentemente, um conceito fez a comparação do que pode ser a tela do iPhone 13 Pro com a do iPhone 12 Pro para mostrar a diferença.

Fonte: Digitimes, 9To5Mac