Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple aumenta uso de robôs para reciclagem de materiais em seus produtos

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Abril de 2022 às 08h45

Link copiado!

iClarified
iClarified
Tudo sobre Apple

O objetivo de alcançar uma operação mais sustentável tem sido o foco de empresas em diversos setores nos últimos anos, e o mercado de tecnologia não é diferente. Por meio de comunicados recentes, a Apple anunciou várias novas medidas tomadas neste sentido, em especial na utilização de mais materiais reciclados em seus produtos.

Segundo a marca, as medidas tomadas atualmente são:

  • 59% de todo o alumínio utilizado em seus produtos vêm da reciclagem, em que vários itens possuem 100% do material vindo destas fontes;
  • 45% dos elementos raros do planeta implementados nos dispositivos também são reciclados, um aumento significativo desde que tais materias começaram a ser usados;
  • 30% do estanho também é oruindo de reaproveitamento;
  • 13% do cobalto usado em baterias de iPhones pode ser retirado para nova utilização;
  • Pela primeira vez, ouro reciclado é utilizado em subcomponentes da placa-mãe dos aparelhos na linha iPhone 13, mais especificamente em ligações com os componentes de câmeras frontais e traseiras.
Continua após a publicidade

A Apple também anunciou a chegada de um novo robô para fazer a separação de componentes já utilizados em aparelhos antigos. Batizada como "Taz", a máquina utiliza uma tecnologia semelhante a trituradores para dividir os materiais dos módulos de áudio, recaptando elementos raros de forma facilitada.

Outro equipamento dedicado à reciclagem de dispositivos antigos é a Daisy, robô que foi otimizado para desmontar um total de 23 modelos de iPhones — a licença para outras marcas e pesquisadores usarem a tecnologia foi concedida de forma gratuita. Além disso, o robô Dave separa os materiais de motores hápticos para recuperação de tungstênio e aço.

Apple divulgou relatório completo sobre sustentabilidade

Continua após a publicidade

A Apple publicou recentemente a edição de 2022 do seu Relatório de Progresso Ambiental: o documento de 128 páginas dá detalhes em relação às medidas tomadas pela marca em diferentes áreas, como a redução da sua geração de lixo e emissões de gases poluentes.

De acordo com o relatório, a marca manteve suas emissões em um patamar semelhante a anos anteriores — dentro de um contexto em que as marcas concorrentes tiveram grandes aumentos. A Apple mantém a neutralidade de carbono em suas operações desde 2020, com 100% de energia limpa utilizada em setores como lojas, escritórios e centrais de dados.

No mesmo documento, a empresa ainda afirmou ter dobrado seu uso de energia limpa em comparação com o ano passado, inclusive com a ajuda de 213 parceiros responsáveis por diversas etapas na cadeia de produção dos dispositivos.

Continua após a publicidade

Com isso, estimativas apontam para uma redução de até 13,9 milhões de toneladas nas emissões de carbono, o equivalente à retirada de três milhões de carros das ruas durante o período de um ano.

Para celebrar o Dia Mundial da Terra, que acontece no dia 22 de abril, a Apple também lançou uma série de iniciativas focadas em três eixos: exploração, ensino e ações práticas.

O primeiro tópico tem como principal novidade a otimização do aplicativo Apple Maps para indicação de locais verdes, como parques e reservas ecológicas. O segundo eixo inclui a curadoria de conteúdos educativos em plataformas como o Apple News, Apple Books e Apple Podcasts, enquanto as ações práticas são relacionadas à sugestão de aplicativos que os usuários podem baixar para promover melhorias em suas respectivas comunidades.

Fonte: iClarified