Publicidade

Sem USB-C, iPhone 14 marcará aniversário de 10 anos do Lightning

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Abril de 2022 às 09h33

Link copiado!

Apple
Apple

Quem ainda espera pela chegada do conector USB-C ao iPhone ficará decepcionado com o anúncio dos novos celulares da Apple este ano. Embora tenha levado a porta USB-C para todos os Mac e grande maioria dos iPad, a nova geração do iPhone 14 manterá a entrada Lightning e marcará o aniversário de 10 anos do conector.

Como já vimos em vários desenhos industriais de toda a linha iPhone 14, todos os quatro modelos de celulares devem manter a porta Lightning em 2022.

Continua após a publicidade

Anunciado com o iPhone 5 em setembro de 2012, o conector Lightning foi um grande avanço em relação ao antigo conector de 30 pinos utilizado desde o primeiro iPhone de 2007.

Além de mais compacto, o Lightning se destacava pelo design reversível muito antes do USB-C, que começou a ser adotado em celulares a partir de 2015.

Lightning e o defasado padrão USB 2.0

Continua após a publicidade

Apesar do formato atemporal, um dos principais problemas do Lightning está para o uso do padrão USB 2.0, limitando a transferência de dados a míseros 480 Mbps em pleno ano de 2022.

Para efeito de comparação, o conector USB Tipo-C com padrão USB 3.2 oferece velocidade de transferência de 20 Gb/s, enquanto o mesmo conector com padrão USB 4 — presente no iPad Pro com chip M1 — entrega largura de banda de até 40 Gb/s.

Outro diferencial do USB-C fica para a capacidade de não apenas recargar o dispositivo como também transferir dados de imagem e som para um monitor externo, função que o Lightning não possui e, por isso, foi levado ao iPad e ao Mac.

Continua após a publicidade

iPhone 14: o que esperar

Esperada para setembro em um dos maiores eventos já realizados pela Apple, a linha iPhone 14 deve contar com quatro modelos, mas trazendo uma mudança em relação ao que foi feito pela marca em 2020 e 2021.

A dupla mais barata será composta pelo iPhone 14 com tela de 6,1 polegadas e pelo novo iPhone 14 Max com display de 6,7 polegadas, eliminando a variante Mini que acabou não caindo no gosto do público. Os modelos terão laterais de alumínio, câmera dupla de 12 MP, mesmo chip A15 Bionic do iPhone 13 Pro e notch atual.

Continua após a publicidade

O iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, por outro lado, serão equipados pelo novo chip A16 Bionic, terão um novo entalhe em formato de "i" com Face ID, além de um maior conjunto de câmeras com sensor principal de 48 MP capaz de gravar vídeos em 8K.

Novidades relacionadas aos quatro celulares da Apple devem surgir nas próximas semanas reforçando o que esperar dos aparelhos de última geração.

Fonte: ShrimpApplePro